Lula pede ao CNJ que investigue Sergio Moro por ida a eventos

CELEBRIDADE JURÍDICA
Por  - no CONJUR
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Conselho Nacional de Justiça que investigue as atitudes do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. A solicitação foi apresentada nesta sexta-feira (9/12) e destaca que o julgador tem dado inúmeras declarações sobre processos em andamento, inclusive os que não estão com ele, ido a muitas premiações e se aproximado de adversários políticos do petista.

Moro e Aécio (no alto) foram fotografados durante cerimônia de premiação da IstoÉ.
Reprodução

Segundo os advogados de Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, o juiz federal não tem seguido as regras da magistratura e tem aparecido demais. Eles exemplificam essa conduta citando as declarações de Moro sobre a ação movida pelo ex-presidente contra um policial federal por dano moral.
À imprensa Moro classificou a atitude de Lula como “lamentável” e um “ato de retaliação”, além de ter dito que o procedimento foi movido contra todo o serviço público federal. Os advogados do ex-presidente alegam que esse tipo de conduta pode ser caracterizada como desvio funcional por afrontar as disposições da Lei Orgânica da Magistratura e do Código de Ética da Magistratura Nacional.
Teixeira e Zanin Martins destacam também que Moro, apesar de cuidar apenas da “lava jato”, sob o argumento de que os processos ligados à investigação tomam muito de seu tempo, encontra espaço em sua agenda para ir a eventos e receber prêmios, inclusive junto a rivais políticos de Lula.
Leia Mais >>

Comentários