DW: Referendo na Itália pode ser início do fim da zona do euro

Mercados financeiros aguardam com apreensão resultado da consulta popular sobre reforma constitucional italiana. Paira a ameaça de um voto de protesto que colocaria em risco a moeda comum europeia.

Matteo Renzi
Resultado do referendo pode afetar futuro de Renzi
Depois que os britânicos votaram pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e os americanos elegeram Donald Trump, o referendo na Itália neste domingo (04/12) é visto como um pleito decisivo. Se os italianos votarem pelo "sim", o país pode passar por reformas profundas, acredita o primeiro-ministro Matteo Renzi. Se o "não" vencer, isso pode significar o início do fim da zona do euro.
A maioria das pesquisas de opinião aponta para a vitória do "não", ou seja, para a rejeição de uma reforma constitucional, que reduziria o poder e o tamanho do Senado, a câmara alta do Parlamento. Junto a uma modificação da lei eleitoral, que entrou em vigor em meados deste ano, a nova reforma deve facilitar o trabalho do governo.
No futuro, o partido que receber 40% dos votos obtém maioria absoluta no Parlamento. Fortalecida dessa maneira, a legenda poderia levar à frente reformas urgentes.

Comentários