Alerta amarelo por forte contaminação em China

.
Beijing, 11 dez (Prensa Latina)

Autoridades meteorológicas estabeleceram hoje alerta amarela por um denso nevoeiro tóxico que afeta várias regiões da China, reduzindo de maneira drástica a visibilidade.

Segundo o Centro Meteorológico Nacional (CMN) deste país, a situação imperante desde este sábado persistirá até manhã.

Detalhou a entidade em um comunicado que áreas de Beijing, Tianjin, Hebei, Henan, Shandong, Shanxi, Shaanxi, Hunan e Jiangxi se verão envolvidas por um forte esmog até a segunda-feira na noite quando uma frente fria dissipará a má qualidade atmosférica.



Ante essa situação o CMN alertou à população sobre a necessidade de usar mascaras no exterior.

Pese aos esforços do Governo para lutar contra a contaminação, a cada vez são mais frequentes os episódios de esmog durante a temporada de inverno, principalmente no norte da China, onde as condições de frio provocam uma maior queima de carvão para o uso da calefação.

Um plano quinquenal dirigido a melhoras ambientais, publicado o 5 de dezembro passado pelo Conselho de Estado, ordenou um estrito controle do consumo de carvão, uma fonte importante de contaminação na China.

Por outra parte, o Centro advertiu que nevadas afetarão zonas de Xinjiang, Liaoning e Jilin hoje e manhã.

A China tem um sistema de advertência de quatro níveis para condições climatológicas severas, sendo o vermelho a alerta mais grave, seguido por laranja, amarelo e azul.

dsa/dav/cc

Comentários