Visita de Li Keqiang à Rússia promove a cooperação bilateral integral

Fonte: Diário do Povo Online    07.11.2016 14h20


Visita de Li Keqiang à Rússia promove a cooperação bilateral integral
.
A visita do premiê chinês Li Keqiang à Rússia antevê a concretização de resultados frutíferos no âmbito da cooperação bilateral política, econômica e cultural, segundo comentam os analistas.
Li Keqiang chegou a São Petersburgo no domingo para participar da 21ª Reunião Regular entre os primeiros-ministros da China e Rússia, onde será dado início a uma visita oficial ao país vizinho.
Durante a visita, o premiê chinês e o seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, irão discutir projetos de cooperação, e assinar acordos em áreas como o comércio, energia, aviação, políticas alfandegárias e educação, de acordo com Li Huilai, assistente do ministro das Relações Exteriores da China.

Visita de Li Keqiang à Rússia promove a cooperação bilateral integral
.
A visita acontece coincidentemente com o 15º aniversário da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação de Amizade entre a China e a Rússia e o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica de coordenação entre os dois países.
Os analistas acreditam que o relacionamento político atual entre a China e a Rússia surge no período mais auspicioso na história.
O encontro entre os primeiros-ministros deverá originar um comunicado conjunto, que sinalizará que a China e a Rússia podem salvaguardar a paz e estabilidade regional e global, contribuindo para o estabelecimento de uma ordem mundial justa e racional.
Os dois países deverão aproveitar a ocasião para transmitir ao mundo que continuam em sintonia nas principais questões internacionais.
“O encontro entre os chefes de Governo de ambos os lados irá impelir o desenvolvimento das relações bilaterais”, disse o embaixador chinês na Rússia, Li Hui.
“É um grande evento para as relações sino-russas este ano”, afirmou Li.
A parceria estratégica global de coordenação entre os dois países atingiu um estado de maturação e estabilidade, tendo se tornado um modelo para as relações entre os principais países no mundo, afirmou o embaixador. 

Comentários