Não há absolutamente nada a ser comemorado na agressão a Cunha. Por Kiko Nogueira

Postado em 13 Oct 2016

AcossadoAcossado

Não há nada a ser comemorado no fato de alguém ter agredido fisicamente Eduardo Cunha.
Nada.
O vídeo viralizou. O deputado cassado está empurrando seu carrinho de bagagem no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando uma senhora sai correndo atrás dele.
Ela se aproxima e começa a desferir golpes com o que parece ser sua bolsa.  Ouvem-se alguns passantes hostilizando-o. “Roubou o Brasil!”, fala um sujeito. Outro manda ver o clássico “Fora, Cunha!”
O sujeito que filma a ação vibra. “Pega o Cunha, senhora!”, diz ele, rindo.

Ela desiste num determinado momento. Cunha continua caminhando em direção ao portão de embarque.
É compreensível a revolta com Eduardo Cunha. Vê-lo humilhado pode dar satisfação a muita gente.
Mas não é cabível cruzar essa linha civilizatória. Qual o limite? E se aquilo se transforma num linchamento? Ou linchamentos são aceitáveis desde que “do lado certo”?
O resultado disso? Cunha sai como vítima. Acusa agora a agressora de “estar com um grupo do PT”. Afirma que vai processá-la. Passará a andar com seguranças.
O Brasil já está sobrecarregado de ódio e revolta. Chega.
“Responder com violência à violência multiplica a violência, colocando uma escuridão ainda mais profunda à noite já desprovida de estrelas. A escuridão não pode eliminar a escuridão: só a luz pode fazer isso”, disse Martin Luther King.
Ou isso ou a barbárie. E na barbárie não há vitória.


Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Comentários