Com vaias para 'presidente em exercício', Rio abre Jogos Paralímpicos

Programa da festa entregue a jornalistas erra na referência a Michel Temer. Cerimônia repete sucesso e apuro técnico da abertura das Olimpíadas, mês passado.
por Redação RBA publicado 07/09/2016 21:19, última modificação 07/09/2016 21:24
BETO BARATA/PR
Temer_Paralimpiada.jpg
Temer na tribuna de honra do Maracanã, de onde ouviu vaias e viu faixa com "fora", na abertura da Paralimpíada 2016
Rio de Janeiro – Assim como na abertura da Olimpíada Rio 2016, no mês passado, a cerimônia de abertura da Paralimpíada, realizada hoje (7), no mesmo estádio do Maracanã, foi marcada por vaias e gritos de "Fora, Temer", momentos antes de o presidente chegar à tribuna, acompanhado pela mulher, Marcela.
Temer foi uma das últimas autoridades a ocupar o espaço reservado no Maracanã. Ele chegou com as luzes do estádio apagadas e sem ter seu nome anunciado pelo serviço de som. Segundo a Folha de S.Paulo, nas arquibancadas havia pelo menos uma faixa com a expressão "Fora, Temer", próxima à tribuna de imprensa.
O programa da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos entregue aos jornalistas que trabalharam no evento continha uma pequena gafe, ao indicar que a abertura oficial dos Jogos seria anunciada pelo "Exmo. Senhor Presidente da República em exercício, Michel Temer".
Segundo o diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada, o material já estava impresso há cerca de um mês, quando na época ainda não havia definição de quando terminaria o processo de impeachment.
Temer voltou a ser vaiado no momento em que, cumprindo o protocolo, anunciou os Jogos oficialmente abertos. Diferentemente do ocorrido na cerimônia das Olimpíadas, as vaias foram abafadas em seguida, com a entrada de música em alto volume e queima de fogos.
Assim que foi anunciado por Philip Craven, o presidente do  Comitê Paralímpico Internacional, Michel Temer começou a ser ruidosamente vaiado. "Considero abertos os Jogos Paralímpicos Rio-2016", disse. Pela transmissão na TV, a frase chegou a ser cortada.

Comentários