Com imagem negativa, Moro aumenta prazo para Bumlai voltar à prisão

.
Jornal GGN - Após a repercussão gerada na imprensa com a volta à prisão do réu da Lava Jato, José Carlos Bumlai, de 71 anos e submetido a cirurgias cardíaca e de um tumor, Sergio Moro mostrou que se preocupa com a imagem de suas decisões.
 
Adiou em uma semana mais o retorno do pecuarista à prisão, marcada agora para o dia 30 de agosto. Neste tempo, Moro pediu que os advogados do empresário esclareçam mais informações sobre o quadro de saúde de Bumlai. Perguntou, por exemplo, se o réu continua internado e se já recebeu o resultado dos exames médicos feitos.
 
"Considerando a proximidade do dia 23/08 e para evitar riscos desnecessários ao acusado, adio, por ora, para 30/08 sua reapresentação à Polícia Federal em Curitiba, sem prejuízo de nova avaliação se necessário", afirmou Moro, em reavaliação de sua determinação anterior.
 
Na última semana, o magistrado do Paraná considerou que Bumlai precisava "apenas ser submetido a exames periódicos" e realizar um programa de reabilitação cardíaca, três vezes por semana. Considerava que se mantinham "os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva permanecem hígidos".
 
No despacho determinando a retomada de Bumlai à prisão, Moro se auto-caracterizou como "sensível" ao ter concedido cinco meses de prisão domiciliar, desde a descoberta de um tumor na bexiga do réu.
 
Submetido a cirurgia para a retirada do tumor, no meio do tratamento, o empresário teve que fazer uma inesperada intervenção cirúrgica cardíaca. Acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em um suposto empréstimo de R$ 12 milhões do banco Schahin para o Partido dos Trabalhadores, em 2004, foi preso na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato, em novembro do ano passado.
 
Com a notícia de que estava com um tumor na bexiga, a defesa de Bumlai solicitou a prisão domiciliar, concedida por Sérgio Moro, contra posicionamento do Ministério Público Federal (MPF), que não achava necessário. 
 
Após os meses de domiciliar, Moro entendeu que a condição de Bumlai - não como saúde, mas como investigado - é pior, porque se antes havia uma acusação, agora a Procuradoria da República do Distrito Federal já enviou uma denúncia formal à 10ª Vara Federal de Brasília contra ele.
 
Agora, optou por conceder mais uma semana.

Comentários