Etiópia: investimento social gera desenvolvimento econòmico

Programas de proteção social auxiliam o desenvolvimento na Etiópia. Foto: FAO
Instituto Lula - 18/07/2016 12:49

Na Etiópia, os investimentos em saúde, educação, proteção social e infra-estrutura tiveram um impacto positivo sobre o desenvolvimento econômico, segundo o relatório Ethiopia Public Expenditure Review. O relatório é mais um documento que atesta a eficácia de programas defendidos pelo Brasil nos últimos 13 anos. A inclusão dos mais pobres no orçamento acaba por gerar resultados que beneficiam toda a sociedade.

Lançado no dia 6 de julho, o documento avaliou a eficácia das finanças públicas e as medidas tomadas pelo governo durante a última década para reorientar as despesas e descentralizar os recursos federais.
A Etiópia criou o maior programa de rede de segurança social na África, beneficiando 8 milhões de pessoas. No entanto, o relatório chama a atenção para a necessidade de assegurar a igualdade ao acesso de serviços para tratar grandes disparidades, como a mortalidade neonatal e a evasão escolar entre classes ricas e pobres.  
Com cerca de 100 milhões de habitantes, a Etiópia está localizada no Chifre da África, compartilhando fronteiras com Sudão, Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia, Somália e Quênia . Com mais de US$61 bilhões de PIB, segundo dados do Banco Mundial, o seu crescimento foi superior a 9% no último ano.  
'Os investimentos da Etiópia em setores-chave tiveram um impacto positivo na redução da pobreza', disse Carolyn Turk, diretor do Banco Mundial para a Etiópia, Sudão e Sudão do Sul.


O relatório sugere que o país se concentre na mobilização das receitas internas para aumentar o financiamento de operações e apoiar a sustentabilidade fiscal. 

Comentários