Descoberto planeta com três sóis

O Observatório Europeu do Sul (OES) de que Portugal faz parte, revelou esta semana que foi descoberto um planeta com três sóis tendo ainda adiantado que “pode haver sistemas triplos de estrelas como este mais comuns do que se pensa”.

ESQUERDA.NET - 10/07/2016


Imagem do OES
Num planeta destes, um observador poderia desfrutar de dias constantes, isto é, sem noite, ou de triplos nascimentos e ‘pores-do-Sol’ diários, dependendo das estações, que “duram mais que uma vida humana”, sublinha aquela organização científica numa nota de imprensa.

Segundo o OES, esta investigação – que foi liderada por astrónomos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos - permitiu descobrir um planeta cujo nome de registo é HD 131399 Ab e orbita a estrela mais brilhantes das três com o registo HD 131399A, sendo que a sua órbita totaliza 550 anos terrestres é a maior e é conhecida num sistema estelar múltiplo.
Para os astrónomos,os planetas como o HD 131399Ab “têm um interesse especial”, dado que “mostram como funciona a formação planetária em cenários muito extremos”, sublinha o OES adiantando ainda que, ao contrário do que se julgava, os sistemas estelares múltiplos “são tão comuns” como as estrelas individuais, como o Sol.
Cientistas supreendidos
O HD 131399Ab situa-se a cerca de 320 anos-luz da Terra, na constelação de Centauro, e tem cerca de 16 milhões de anos, o que o torna num dos exoplanetas - planetas que não estão Sistema Solar - mais jovens até agora descobertos e “um dos muito poucos a serem diretamente fotografados”.
Sublinhe-se que esta descoberta casou surpresa entre os cientistas, uma vez que órbitas como a do HD 131399Ab “são frequentemente instáveis, devido à atração gravitacional, complexa e variável, das outras duas estrelas do sistema”, e, por esta razão, pensavam “seria muito improvável existirem planetas em órbitas estáveis nestas condições”.
A equipa do OES responsável por esta descoberta, e cujos resultados já foram publicados na revista Siencepresumem ainda que a estrela, das três, mais brilhante tenha mais massa do que o Sol, em 80 por cento, e esteja a ser orbitada pelas restantes, com menos massa, que rodopiam em torno uma da outra e estão separadas entre si pela distância que medeia aproximadamente o Sol e Saturno.
Se assim for, o OES presume que o planeta HD 131399Ab “desloca-se em torno” da estrela mais brilhante, numa órbita com um raio correspondente a cerca de duas vezes a órbita do planeta-anão Plutão.

Comentários