Pesquisa: cresce o pessimismo em relação à UE nos países do bloco


Bandeira da UE
.



















Cada vez mais europeus manifestam uma visão negativa da União Europeia, em função da crise migratória e econômica, segundo os resultados da pesquisa da agência norte-americana Pew Research Center.

O estudo realizado pela agência demonstra que somente 51% dos entrevistados têm uma visão positiva da UE, enquanto 47% se declararam pessimistas quanto ao futuro do bloco. Na média, 42% dos entrevistados acham que os seus países devem possuir mais autonomia.
Segundo a pesquisa, entre os maiores partidários da instituição europeia estão 72% dos cidadãos da Polônia e 61% da Bulgária. Somente 27% dos gregos, 38% dos franceses e 47% dos espanhóis possuem uma imagem positiva da UE. Na Grã-Bretanha, 44% da população considera a UE como algo positivo, bem como 53% dos escoceses.   
Segundo a agência, entre os principais motivos de descontentamento estão a crise migratória e os problemas econômicos. A maioria dos entrevistados acham que Bruxelas não está dando conta do problema de imigração para a Europa. Muito manifestaram insatisfação com as ações da UE em relação à crise econômica. 
A pesquisa foi realizada entre 4 de abril e 12 de maio de 2016 e contou com a participação de 10,5 mil cidadãos de dez estados membros da União Europeia.

Comentários