Paraguai reiniciou sua sabotagem ao Mercosul

O atual chanceler do Paraguai, desenterra um estilo primitivo (embora muito usado pelos impérios) nas relações diplomáticas: a retaliação.


Presidencia de la República del Paraguay
.
O Paraguai deixou claro na reunião dos ministros do Interior, da Justiça e Segurança do Mercosul, que está decidido a sabotar o normal desempenho do bloco regional, seguindo o script que lhe foi enviado desde Washington: impedir que a Venezuela assuma a presidência pro tempore do organismo, no próximo mês de julho.
 
Para os delegados dos demais países, se trata de uma trama de retaliação, devido à suspensão do Paraguai após o golpe contra o presidente constitucional Fernando Lugo, e que segue a mesma estratégia que o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, tentou (sem sucesso) impor, visando abrir o caminho para invocar – sem argumentos sólidos – a cláusula democrática contra a Venezuela.
 
Na reunião ministerial da sexta-feira, 3 de junho, realizada na Torre Presidencial de Montevidéu, o Paraguai se negou a que aparecesse o nome da Venezuela num parágrafo onde se menciona que a condução desse grupo de trabalho será traspassada do Uruguai para a Venezuela. No final, o Paraguai se negou a assinar a ata, que resumia o trabalho de várias comissões durante a semana.
 
O ministro paraguaio do Interior, Francisco José de Vargas, usou um argumento fora de lugar na tal reunião: “visto que o Paraguai é respeitoso com a institucionalidade democrática e com os direitos humanos, tenho instruções da minha chancelaria de manifestar o rechaço a um futuro traspasso” da presidência pro tempore (PPT) do Mercosul à Venezuela.

 
A menção do traspasso da presidência, de carácter simbólico, é prática tradicional da última reunião de cada comissão presidida por quem exerce a condução pro tempore. Na ata, fica registrado um reconhecimento ao trabalho de quem vai deixar a presidência, para, em seguida, fazer a devida alusão ao Estado-membro receberá a tarefa, em revezamento que segue a ordem alfabética.
 
No semestre passado, na ata final desse mesmo grupo ministerial, a presidência pro tempore paraguaia foi quem escreveu esse tradicional parágrafo, mencionando o traspasso do Paraguai para o Uruguai. Seguindo o protocolo diplomático, essa resenha na ata costuma incluir uma breve cerimônia simbólica, onde se efetua o traspasso, que na realidade se faz efetivo na Cúpula Presidencial.
 
A presidência da reunião, exercida pelo ministro uruguaio Eduardo Bonomi, fez um esforço por fazer os paraguaios serem mais razoáveis, lembrando que aquele não era o momento nem o espaço para que esses argumentos fossem ventilados. “É um tema para a reunião de chanceleres ou de presidentes”, afirmou Bonomi.
 
O Paraguai insistiu na ideia de não o traspasso se fosse relacionado o nome da Venezuela, porque era preciso esperar a reunião dos chanceleres do Mercosul, e porque se iniciou um processo contra a Venezuela na OEA, na semana passada.
 
A ministra da Defesa do presidente argentino Mauricio Macri, Patricia Bullrich, tentou mediar, mas acabou complicando a discussão, ao lembrar que o Paraguai havia passado pela mesma situação quando o país foi suspenso do bloco após a “destituição” do presidente Fernando Lugo.
 
O ministro Manuel Pérez Urdaneta, representante venezuelano, recordou que a menção do traspasso da presidência pro tempore à Venezuela correspondia aos acordos tradicionais das reuniões de ministros do Mercosul, e que a exclusão dessa menção não poderia se basear na presunção dos resultados de uma convocatória à reunião de chanceleres que ainda não havia sido formalizada.  Ele afirmou também que a não menção à Venezuela era uma ofensa, não só ao governo do presidente Nicolás Maduro, mas também a “tudo o que envolve o nome da Venezuela: um povo, uma cultura, uma nação”.
 
O ministro venezulano reiterou que o único que exigia era o mesmo tratamento que se teve com os outros membros, a respeito deste ato cerimonial.
 
Corolário: foi uma reunião sem ata, que ficou à mercê do que for considerado pelos e pelas chanceleres do Mercosul. Se espera, logicamente, que nas próximas reuniões de ministros, o Paraguai repita a mesma postura, o que certamente complicará o funcionamento do bloco regional.
 
Essa ofensiva paraguaia, que não contou com o apoio – ao menos não explícito – de Argentina, Uruguai e Brasil, tem como finalidade expulsar ou suspender a Venezuela do bloco, ou, ao menos, impedir que exerça a presidência pro tempore, a qual o país de Maduro deveria assumir em julho.
 
Desta forma, o atual chanceler do Paraguai, desenterra um estilo primitivo (embora muito usado pelos impérios) nas relações diplomáticas: a retaliação. Não só comprometendo o seu presidente nesta ação, como também, ao mesmo tempo, abonando o caminho para desmontar o Mercosul. Sem dúvida, um roteiro para o suicídio, baseado nos instintos básicos das oligarquias sul-americanas e nos argumentos importados do norte.
 
* Investigador do Centro Latino-americano de Análise Estratégica
 
Tradução: Victor Farinelli



Créditos da foto: Presidencia de la República del Paraguay

Comentários