Onda de frio intenso chega a Porto Alegre e sensação térmica pode ficar abaixo de zero

.
Da Redação* Sul 21 - 06/0602016
O Sistema Ceic-Metroclima emitiu, nesta segunda-feira (6), um alerta especial por frio intenso na cidade de Porto Alegre. O padrão de temperatura abaixo da média que vem sendo registrado na cidade desde o fim de abril vai prosseguir e, nos próximos sete a dez dias, o frio tende a se intensificar muito.
De acordo com os meteorologistas, a semana será marcada inteiramente por noites de frio forte a intenso e que se acentuará, principalmente a partir da quinta-feira (9). No próximo fim de semana, uma incursão de ar gelado derrubará ainda mais a temperatura, com marcas muito baixas o dia inteiro, mesmo à tarde e com sol. Este novo pulso de ar gelado trazido por correntes de vento originadas na Antártida virá acompanhado de vento que deixará a sensação térmica abaixo de zero em alguns momentos na cidade.

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), responsável pela vigilância meteorológica da Capital, vai monitorar a onda de frio, já que será suficientemente intensa para representar risco de vida à população de rua e pessoas expostas às temperaturas extremamente baixas. Os serviços municipais já foram alertados. São esperadas mínimas perto de 0ºC e não se afasta até índices negativos em alguns pontos mais periféricos do Sul e do Leste da cidade no final da semana e começo da próxima. Geada é esperada em diversos bairros da cidade nas noites mais geladas com vento calmo e céu claro. Somente no começo da segunda metade do mês é que a temperatura entraria em elevação.
Massas de ar polar intensas podem provocar efeitos adversos e acidentes, como morte por hipotermia, aumento de doenças respiratórias, incêndios, intoxicações por gás, etc. E a persistência do frio pode afetar a saúde, principalmente dos mais vulneráveis: idosos, crianças, moradores de rua e pessoas com doenças respiratórias, circulatórias e cardíacas. Também são vulneráveis os usuários de drogas, incluindo álcool (porque altera o sistema de regulação e reduz a consciência a temperatura do corpo), e aqueles que executam trabalhos ao ar livre, especialmente à noite e no início da manhã.
*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Comentários