Serviços secretos dos EUA informaram sobre possível golpe palaciano na Venezuela

Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro
.
Sputinik News - 14/05/2016

A mudança de regime na Venezuela pode vir a ocorrer em resultado de um “golpe palaciano”, na opinião de analistas dos serviços secretos dos EUA.

A agência de notícias americana Associated Press publicou a opinião de analistas dos serviços secretos norte-americanos, segundo os quais o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, poderá ser afastado do cargo e o cenário mais provável será uma revolução palaciana.
No mesmo tempo, os analistas não veem por enquanto sinais diretos desse processo mas consideram que já no próximo ano pode ocorrer uma mudança do regime por meio de votação.
Uma enquete da agência mostrou que as autoridades venezuelanas tentam adiar o referendo do afastamento. Mas um bloqueio do referendo está fora de questão, esclarece a Associated Press.
No início de maio, a oposição da Venezuela enviou 1,85 milhões de assinaturas ao Conselho Eleitoral Nacional para realizar um referendo sobre o afastamento de Maduro.
O próprio Maduro declarou que não vai abandonar o seu cargo antes do fim do mandato. Ele condenou a oposição por conspiração com o objetivo de destruir o patrimônio de Chávez.

Maduro tornou-se o presidente em 2013, depois da morte de Hugo Chávez. O seu mandato presidencial expira em 2019. A Venezuela se encontra em uma grave crise econômica, com uma enorme inflação, falta de produtos e remédios, intermitências no abastecimento elétrico.
Em janeiro passado, o governo venezuelano decretou o estado de emergência económica.



Comentários