Itamaraty rechaça 'enfaticamente' posição de países bolivarianos e da Unasul sobre impeachment


Opera Mundi - Redação | São Paulo - 13/05/2016 - 21h14

Novo ministro das Relações Exteriores, José Serra | Foto: Efe
Novo ministro das Relações Exteriores, José Serra | Foto: Efe
O Itamaraty divulgou, nesta sexta-feira (13/05), uma nota na qual rejeita “enfaticamente” a manifestação dos países que questionaram a legalidade do afastamento da presidente Dilma Rousseff. O posicionamento foi o primeiro adotado pelo Ministério das Relações Exteriores sob o comando do tucano José Serra e contrasta com o tom adotado até então pelos governos petistas.

"O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Alba [Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América], que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil", afirma a nota. "Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal."
O ministério também criticou, em outra nota, as declarações da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e chamou de “absurda” a posição do organismo sobre o fato de “as liberdades democráticas (...) se encontrariam em perigo".

'Governo ilegítimo precisa de mecanismos ilegítimos para se manter', diz Dilma sobre Temer

'Tem cheiro de golpe', diz ex-presidente uruguaio Mujica sobre afastamento de Dilma Rousseff

Sem mulheres e negros, governo Temer indica fragilização de direitos humanos, diz Anistia Internacional

Comentários