“Jovens” ministros de Temer são herdeiros de velhos caciques e coronéis

Postado em 15 de maio de 2016 
Do Globo:
.
 Envelhecido por figuras tradicionais da política brasileira, nem a escolha de jovens dá um verniz de modernidade ao Ministério de Michel Temer. Quatro deles são herdeiros de velhas linhagens do Norte e do Nordeste, sendo que três carregam o mesmo nome dos pais: Fernando Filho (Minas e Energia), Mendonça Filho (Educação), Sarney Filho (Meio Ambiente) e Helder Barbalho (Integração Nacional).
Fernando Filho é herdeiro de Fernando Bezerra Coelho, senador e ex-ministro de Dilma que por sua vez é sobrinho do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho. Fernando pai começou na política aos 26 anos, como deputado estadual, caminho trilhado ainda mais cedo pelo filho, que chegou à Assembleia pela primeira vez aos 22 anos.

Sua indicação a ministro não foi nada tranquila no PSB. A cúpula do partido preferia não chancelar nenhum nome para integrar o governo Temer, garantindo apenas apoio no Congresso. No entanto, prevaleceu internamente a força de seu pai.
Sarney Filho e Helder Barbalho são herdeiros de dois dos mais famosos caciques do PMDB, José Sarney e Jader Barbalho, respectivamente.
Helder começou a despontar nacionalmente quando concorreu, em 2104, ao governo do Pará, numa aliança entre Jader e Dilma Rousseff, perdendo por uma diferença pequena de votos para o tucano Simão Jatene. O acordo deu frutos e Helder se tornou ministro da petista.
Como todo herdeiro político, começou cedo a seguir os passos do pai. Helder se elegeu vereador pela primeira vez aos 20 anos.
Filho do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, o novo ministro da Educação é casado com a filha do ex-ministro do TCU Marcos Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras.
Dos quatro herdeiros, Sarney Filho é o mais velho, 58 anos, e o mais conhecido, pelos anos de atuação política: está no oitavo mandato consecutivo de deputado federal, de 1983 até hoje. São 33 anos ininterruptos, a não ser por um período de três anos (1999 a 2002) em que se licenciou do cargo para ser ministro do Meio Ambiente do governo Fernando Henrique Cardoso.

Comentários