Governo Temer começa retaliando servidores do Planalto.

Marcelo Auler

As fotos oficias da presidente Dilma Rousseff foram retiradas dos gabinetes como se ela já não fosse mais presidente. Diante da reclamação de servidores, elas retornaram às paredes.
As fotos oficias da presidente Dilma Rousseff foram retiradas dos gabinetes como se ela já não fosse mais presidente. Diante da reclamação de servidores, elas retornaram às paredes.
No primeiro dia do governo interino de Michel Temer, os novos administradores do Palácio do Planalto agiram de forma semelhante aos antigos feitores dos escravos, libertados pela princesa Isabel, em um mesmo 13 de maio, há 128 anos: retaliaram em cima de servidores que nada têm com as disputas políticas, alguns deles lotados ali desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. As vagas foram abertas para acomodar os apadrinhados da nova administração.
Os funcionários do Planalto foram dispensados, de maneira indireta, muitos deles sem saber como voltam para seus estados de origem. No terceiro andar, onde fica o gabinete da Presidência da República, só entre secretárias e assessores foram mais de 30 atingidos. A eles somam-se ainda contínuos. Como o gabinete de Dilma Rousseff se espalhava por outros andares, o número dos dispensados é ainda maior.
Para complementar o clima de “limpeza” eles também foram rápidos em retirar das salas as fotos da presidente Dilma, esquecendo que ela não foi deposta, apenas afastada e continua presidente. Diante da reação de funcionários que colocaram a boca no trombone e vazaram a informação para alguns jornalistas, os quadros acabaram recolocados.
A “limpeza” nos gabinetes do Planalto foi vista pelos atingidos como retaliação e falta de confiança. “ficaram com medo de espiões”, comentou uma servidora que saiu com Dilma. “Querem transformar o Planalto em um cabide de emprego”, resumiu outro assessor direto da presidente. “Nem o Lula, quando chegou, demitiu servidores que estavam lá há muitos anos, que serviram no governo de Fernando Henrique Cardoso”, explicou um ex-assessor que acompanhou o início do governo Lula, em 2003.

Comentários