Dilma à CNN: não deixaram Lula ser ministro para eu não me fortalecer

cnndilma
Na entrevista dada à repórter da CNN Christiane Amanpour, correspondente-chefe da TV CNN para assuntos internacionais, o mais importante, na minha opinião, é que a Presidente pode, pela primeira vez, falar o que significou a inexplicável demora do STF em examinar a igualmente inexplicável decisão de Gilmar Mendes de impedir a posso de Lula na Casa Civil.
Ela disse que “a ajuda do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil teria sido fundamental para evitar a abertura do processo de impedimento”. Segundo a presidenta, seus adversários “fizeram de tudo para evitar a posse do ex-presidente com alegações absurdas, como por exemplo dizer que seu objetivo era apenas o de dar foro privilegiado” a seu antecessor.

“Então essa história era, não era bem assim, era para impedir, por que a vinda do Lula me ajudaria. O Lula é uma pessoa com experiência, ele durante oito anos foi presidente da República. Ele como ministro-chefe da Casa Civil me ajudaria e muito no Brasil. Ele conhece totalmente o Brasil, por que não deixaram? Não deixaram porque sabem que ele nos fortaleceria.Veja você que o próprio Supremo recentemente julgou uma parte dessa questão e deu fórum privilegiado para o Lula. Nem por isso eles aprovaram a entrada dele na Casa Civil”.
Dilma disse também que não teve”um minuto de paz” nos últimos 15 meses, desde que se reelegeu, e passou a enfrentar dificuldades políticas no Congresso. Segundo a presidenta, todas as medidas enviadas à Câmara para enfrentar as dificuldades econômicas foram torpedeadas pela Casa e por seu presidente.
Assista abaixo um pequeno trecho sem a tradução em inglês que consegui obter e, mais abaixo e em dois blocos, os 18 minutos da entrevista, com as respostas de Dilma cobertas pela tradução em inglês.

Comentários