Juiz Flávio Antônio da Cruz, o crítico colega de Sérgio Moro

por Marcelo Auler - 25 de março de 2016

Marcelo Auler*

Em Direito, fins e meios devem ser ambos legítimos;
Ninguém está acima da lei, nem mesmo quem as aplica;
Investigação não pode ser promovida para se confirmar aquilo que se imagina já saber. O nome disso é novela;
Desde quando foi  auxiliar de Sérgio Moro, o juiz Flávio Antônio da Cruz, de Curitiba, discorda da posição do colega da 13ª Vara Criminal Federal (Foto reprodução do Youtube)
Desde quando foi auxiliar de Sérgio Moro, o juiz Flávio Antônio da Cruz, de Curitiba, discorda da posição do, hoje, famoso colega da 13ª Vara Criminal Federal (Foto reprodução do Youtube)
Os pensamentos acima, três de uma lista de 18, são da autoria de um juiz Federal de Curitiba. Ele já trabalhou como substituto de Sérgio Moro, quando este era titular da 2ª Vara Federal Criminal (hoje 12ª Vara). Tiveram alguns atritos, segundo relatam fontes que , inclusive, dizem que nas férias do titular, choviam Habeas Corpus para o substituto despachar.
Flavio Antônio da Cruz atualmente é substituto na  11ª Vara Federal de Curitiba onde julga processos de causas ambientais e, residualmente, questões cíveis na área agrária.
Mas, ainda que distante das ações criminais, e mesmo que de forma indireta, tem sido um crítico do momento atual e da forma como se investiga a corrupção através da Lava Jato. É um defensor intransigente da Democracia, da Constituição – “O dia em que a toga não se prestar a defender a Constituição, melhor abandoná-la, ainda que com dor no coração” -, do Estado de Direito, do amplo direito de defesa e do devido processo legal.
Em uma recente postagem na sua página do Facebook, ele alfinetou:

Comentários