Bresser Pereira: “STF precisa intervir na Operação Lava Jato”

luis carlosbresser
.
A Força-Tarefa da Operação Lava Jato entrou na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 6h desta quinta-feira (4) para conduzi-lo coercitivamente a depor. Para Luis Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso e um dos fundadores do PSDB, a ação foi uma “arbitrariedade muito grande”, que mostra que a “Operação Lava Jato foi longe demais, está violando direitos fundamentais e causando grandes prejuízos ao País porque alimenta a crise”.
“Inicialmente a Operação Lava Jato foi uma coisa muito boa porque começou a punir as pessoas envolvidas, políticos, funcionários da Petrobras, lobistas e empresários. De repente a gente percebe um conjunto de vazamentos para a imprensa, dos mais absurdos e violentos, e você se dá conta de que se prende preventivamente sem razão. Agora se conduz coercitivamente um ex-presidente para depor, o tiraram de casa de madrugada, quando era perfeitamente possível dar um telefone para o ex-presidente dizendo que, se ele não fosse depor, o levariam à força”, diz o ex-ministro.

Para Bresser, o argumento da força-tarefa da Lava Jato para conduzir coercitivamente Lula é uma “ilação espúria”, e o STF tem de intervir na operação. “Tem uma declaração da força-tarefa de que há sérios indícios de que o ex-presidente Lula foi um dos principais beneficiários da corrupção na Petrobras. Aí eu vou ler qual é o indício e é o apartamento no Guarujá e o sítio. Isso se chama ilação espúria. Qual é o indício de que houve benefícios a essas empresas que estão sendo investigadas? Isso é uma coisa ridícula. Eu conheço suficientemente de política para dizer que isso não faz o menor sentido. Eu conheço suficientemente as empresas que lidam com o governo e elas dão presente mesmo. Mas daí a dizer que isso é propina, isso é uma violência. O STF precisa intervir nessa operação”.
04/03/2016
www.brasileiros.com.br

Comentários