Presidente Maduro pede gesto conciliador a Barack Obama

  
Imagen activaCaracas, 25 fev (Prensa Latina) Jornais venezuelanos realçam hoje as declarações do presidente Nicolás Maduro, que pediu ao seu homólogo Barack Obama que anule o decreto de sanções vigente desde 2015 contra o país Sul-Americano.
Espero que o presidente Obama desestime o decreto de sanções contra a Venezuela e receba as cartas credenciais de Maximilien Arbelaiz para que demonstre sua boa vontade para a Venezuela, declarou o presidente durante uma conversa televisada ontem.

No dia 9 de março de 2015 o chefe da Casa Branca assinou um decreto para sancionar sete funcionários públicos do governo venezuelano por supostas violações de direitos humanos, o que implica o congelamento de ativos e a proibição de rendimento aos Estados Unidos.



Seria um gesto singelo receber as cartas credenciais (...) Temos que dialogar, nos entender, nos respeitar, agregou Maduro.

O decreto, que qualificava a situação na Venezuela de ameaça para os Estados Unidos, despertou indignação no governo socialista e em países vizinhos, e motivou uma campanha internacional de assinaturas para pedir sua abolição.

No final de 2014 a Casa Branca emitiu declarações sobre supostas violações de liberdades democráticas e desestabilização regional devido à "preocupante" situação da Venezuela, que foram recusadas pelo governo socialista.

Maduro sustentou reuniões no ano passado com o diplomata estadunidense Thomas Shannon tendo em vista normalizar relações pois ambos países carecem de embaixadores desde 2010.

rc/dch/es
Modificado el ( jueves, 25 de febrero de 2016 )

Comentários