Por que a Globo espalha crise? Sem crise, a banda larga quebra a Globo mais cedo.

.

X


Por Zé Augusto - 07/02/2016

Por que a TV Globo faz uma programação sinistra que só fala em crise, crise e crise? A crise existe, mas o noticiário da Globo é excessivamente pessimista, acima do tom, ocultando as notícias boas, que também existem.

Por exemplo: a banda larga fixa cresceu 6,7% no ano passado, fechando o ano com 25,6 milhões de acessos fixos (quase 40% dos domicílios brasileiros). A banda larga móvel teve um crescimento maior ainda: 14% em relação ao ano anterior com 191,8 milhões de acessos. Isso no pior ano da crise. Imagine o crescimento que terá neste ano em que a economia e o emprego já começa a dar sinais de melhora.

A propaganda exagerada que a Globo faz da crise provoca desânimo em pequenos empresários para iniciarem ou expandirem seus negócios e provoca medo nos consumidores, e isso também atrapalha a economia retomar o crescimento.

A Globo espalha o "vírus da crise" igual o mosquito Aedes Egypt espalha o Zika.

Um supermercado pequeno aqui perto de casa, ficou com algumas prateleiras vazias na virada de ano porque vendeu mais do que esperava e ficou sem estoque. Ou seja, fez projeção pessimista e acabou perdendo vendas.

Tá certo que a história da emissora sempre foi golpista e a propaganda do "quanto pior, melhor" se encaixa no golpe para derrubar um governo trabalhista e popular, mas seus donos não costumam rasgar dinheiro, e a crise tem afetado o faturamento da emissora.

Os últimos números disponíveis, do primeiro semestre de 2015, mostram que as TVs abertas sofreram uma queda dramática de receitas vindas de anunciantes: -7,2%.

Acho que tem uma explicação. Com a crise a Globo sente essa decadência aí, com o meio TV aberta perdendo cerca de 7% em receitas. Sem crise, a banda larga chega mais rápido a mais lares, fazendo a TV perder mais audiência ainda para o Netflix, para o Youtube, para as redes sociais.

Ou seja, para a Globo não quebrar mais cedo, depende do brasileiro mais pobre não melhorar de vida para não ter banda larga. Mais um motivo para os brasileiros que querem prosperar e ver o Brasil prosperando não assistirem a urubulogia da Globo.

Comentários