O denuncismo constrangedor do Valor

Jornal GGN - Matéria publicada na edição de hoje (15) do Valor traz a suposta denúncia de que o sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cidade de Atibaia (SP) teria privilégios na cobertura de celular. A reportagem fala sobre uma antena da operadora Oi instalada a cerca de 150 metros do imóvel, garantindo um "serviço quase exclusivo" para o sítio. 
O Valor lembra que a Oi tinha a construtora Andrade Gutierrez - envolvida na Operação Lava Jato - em seu grupo controlador até ano passado e diz que a antena está localizada em área rural, dizendo que ela está "isolada da rede de telefonia móvel das demais operadoras", que seguem o traçado das rodovias que passam pelo município.

Na matéria, são entrevistados moradores da região que afirmam que a antena foi colocado por causa do ex-presidente. Dois professores foram entrevistados sob anonimato e disseram que a Oi "tem liberdade para escolher livremente" onde vai instalar suas antenas, mas que consideram o local "atípico". A operadora não quis comentar o assunto com o jornal. Leia mais abaixo:
Do Valor
O sítio frequentado pelo ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia (SP) conta com o serviço quase exclusivo de uma antena de telefonia celular da operadora Oi instalada a menos de 150 metros do imóvel. Moradores da região se referem a ela como "a torre do Lula" ou "a antena do Lula". No local não há sinal disponível para telefonia móvel, exceto da Oi. Procurada desde a terçafeira de Carnaval pelo Valor, a operadora optou por "não comentar a demanda feita pelo jornal", que continha diversos questionamentos sobre os critérios adotados pela Oi para escolher o ponto onde o equipamento está instalado, além do alcance de transmissão da antena de celular. A assessoria de imprensa do Instituto Lula disse que "o ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva não possui aparelho celular".
A Estação Rádio Base (ERB) da Oi -­ empresa que tinha a Andrade Gutierrez no grupo controlador até o ano passado -­ está localizada em área rural. Atibaia registrava pouco mais de 135 mil habitantes em 2014, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que apenas cerca de 11 mil vivem em áreas rurais.
A Oi tem 19 antenas na cidade de Atibaia, de um total de 91 que atendem ao município, consideradas todas as operadoras de telefonia móvel. Empatada com a TIM em quantidade de ERBs, conta com a segunda maior infraestrutura da região, atrás da Telefônica Vivo, que contabiliza 27 antenas. Nem mesmo a líder de mercado possui sequer uma estação de transmissão naquela região.
Trata­-se da única antena da área de cobertura da qual Atibaia faz parte que aparece isolada da rede de telefonia móvel das demais operadoras, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Comentários