Israel bane ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia

O Estado decreta que a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia não é bem vinda por ter exigido a investigação de denuncias de assassinatos de palestinianos pelo exército israelita.

Foto de Socialdemokraterna/Lusa
ESQUERDA.NET - 17/01/2016

Israel anunciou que Margot Wallström fez comentários “incendiários e agressivos” que levaram a que o ministério dos Negócios Estrangeiros israelita tenha decretado que a ministra sueca não é bem vinda em Israel, segundo notícia o diário britânico, The Guardian.
Margot Wallström, ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, terá exigido a investigação das mortes de palestinianos que estariam possivelmente envolvidos nos ataques a tropas e civis israelitas. Durante quatro meses, houve ataques de palestinianos a israelitas, nos quais 24 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, o que foi criticado no mês passado pela ministra sueca. A ministra acrescentou que a resposta israelita foi desproporcionada e na passada terça-feira pediu uma investigação às denuncias de assassinatos de palestinianos pelas forças israelitas.

Pelo menos 141 palestinianos foram mortos por israelitas, dois terços dos quais tinham sido acusados por Israel de serem atacantes e os restantes foram assassinados em desacatos com as forças policiais. “A resposta não podem ser execuções extrajudiciais, ou torna-se desproporcional e os números de mortos no outro lado são muito maiores do que o número de vítimas original”, afirmou Margot Wallström, citada pelo The Guardian.
A ministra, que afirmou publicamente, ao tomar posse, que pretendia exercer uma política externa feminista, anteriormente irritou a Arábia Saudita ao descrever a detenção e os castigos aplicados ao blogger Raif Badawi como medievais.

Comentários