Entra em vigor acordo entre o Vaticano e a Palestina

.


Roma, 2 jan (Prensa Latina) O Vaticano comunicou hoje a entrada em vigor de um acordo global com a Palestina, o qual é considerado um passo importante no reconhecimento desse território como Estado e reafirma o apoio à paz no Oriente Médio.

Segundo um comunicado da Santa Sé, o convênio, constituído por um preâmbulo e 32 artigos, refere-se a aspectos essenciais da vida e atividade da Igreja na Palestina, ao mesmo tempo em que defende uma solução negociada e pacífica aos conflitos na região.

O documento foi assinado em junho pelo secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, e o titular palestino de Assuntos Exteriores, Riad Al-Malki.

A Santa Sé afirmou que o acordo com "o Estado da Palestina" é resultado do trabalho de uma comissão bilateral nos recentes anos.

Depois da assinatura, Al-Malki assinalou o caráter histórico do convênio, o qual considerou um reconhecimento oficial do direito de seu povo "à autodeterminação, liberdade e dignidade".

Por sua vez, Gallagher expressou seus desejos de que o acordo sirva de "estímulo para acabar com o prolongado conflito palestino-israelense", e manifestou a necessidade de encontrar uma solução o quanto antes.

ro/gas/bj

Comentários