Postagens

Mostrando postagens de maio 4, 2015

Celso Bandeira de Mello: O governador Beto Richa tem de responder pelo massacre; a sanção natural é o seu impeachment

Imagem
Julgamento simbólico da violência praticada pelo governo do estado contra servidores na Faculdade de direito da UFPRF: Beto Richa é condenado por juristas.   Fotos: Théa Tavares, no Facebook Impeachment de Beto Richa: questões jurídicas por  Tarso Cabral Violin, no Blog do Tarso  Em evento na Universidade Federal do Paraná, realizado no dia 8 de maio pela Faculdade de Direito da UFPR, o maior jurista do Direito Administrativo de todos os tempos, Celso Antônio Bandeira de Mello, disse que cabe o Impeachment do governador Beto Richa (PSDB) pelo Massacre do Centro Cívico em Curitiba no dia 29 de abril de 2015. Na carta final do evento, elaborada por juristas, concluiu-se que o governador é responsável pelo massacre contra os professores, estudantes, servidores e cidadão naquele triste episódio da história de Curitiba, do Paraná e do Brasil.

Jornalistas francesas vítimas de machismo

Imagem
Jornalistas publicaram um manifesto onde relataram casos de políticos machistas, que fazem desde piadas e elogios a convites e insinuações. Leneide Duarte-Plon, de Paris - na Carta Maior A denúncia de 40 jornalistas francesas em forma de manifesto revela que mesmo numa democracia madura e altamente politizada as mulheres têm que se proteger do assédio dos homens que vivem no universo da política.   Na terça-feira, 5 de maio, 40 jornalistas que cobrem política publicaram no jornal Libération o manifesto intitulado « Bas les pattes » (Tirem as mãos) no qual relataram casos de um machismo anacrônico que vai de piadas e elogios a convites e insinuações. As jornalistas mais jovens ou que exercem a profissão em caráter precário não tiveram coragem de assinar o próprio nome. Mas as mais experientes não somente assinaram como deram longas entrevistas em programas políticos de rádio e TV a fim de denunciar « o machismo de que são vítimas no exercício da profissão ».

Mauro Santayana: QUANTO VALE O BNDES

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Nos últimos quatro meses, as ações da Petrobras já subiram mais de 50%. Em abril, foi finalmente apresentado, com elastiquíssimas provisões para corrupção, o seu balanço. Prisões, em regime fechado, de executivos de algumas das maiores empresas de infraestrutura e engenharia do país, responsáveis por milhares de empregos, bilhões de reais em projetos, e com endereço fixo e vida definida, foram sensatamente revogadas pela justiça. As dezenas, quase uma centena, de bilhões de reais em roubo cansina e maciçamente anunciadas, aos quatro ventos, se transformaram em centenas de milhões de reais de dinheiro efetivamente pago e devidamente localizado, em um valor total que, até agora, é de mais ou menos o valor dos recursos envolvidos no pseudo “cartel” do Trensalãode São Paulo, e um pequeno percentual dos escândalos do CARF, do HSBC, e, principalmente, do Banestado, em que pela segunda vez se cruzaram os destinos do doleiro Alberto Youssef

Época tenta se tornar uma sub-Veja

Imagem
Autor: Miguel do Rosário - no Tijolaço Eu só discordo de uma coisa da posição do Nassif. A Globo, dona da Época, sabe muito bem onde quer chegar. Ela sabe que os desmentidos das redes sociais e blogs não alcançam a todos. Sabe que as redes sociais antipetistas são fechadas, não deixam entrar nenhum oxigênio. Qualquer mentira, mesmo as mais absurdas, toma ares de verdade. Vide a pesquisa da USP na marcha do dia 15 de março, que mostrou que a maioria acredita que Lulinha é dono da Friboi e que Dilma quer implantar ditadura comunista no Brasil.

PHA: Por que Merval barra Fachin ?

Imagem
Ele não desiste de nomear ministros do Supremo !​  A campanha da Casa Grande contra a indicação de Luiz Fachin ao Supremo é uma das mais sórdidas que o Brasil pode testemunhar, desde o Dia do Fico. Detritos mais sólidos e menos sólidos de maré baixa, sob a forma de bosta que rola, foram capazes de acusar o indicado de defender a poligamia. Por acaso, mero acaso, um desses “articulistas” do detrito sólido merece a companhia do Ministro (sic) Gilmar, quando lança bostas que rolam sob a forma de livro impresso.

Paulo Nogueira: O casamento do Dr Kalil é um retrato perfeito do Brasil.

Imagem
Postado em   10 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Noivos e padrinhos Será que Lula e Dilma têm noção do desgaste de imagem que é comparecer a um casamento com tamanha ostentação como foi o do cardiologista Roberto Kalil Filho? Presumo que sim. E acho também que eles não faziam ideia de que o casamento atrairia tanta atenção. Era para ter uma cobertura limitada à Caras, não fosse um grupo de paneleiros que irrompeu, para alegria da imprensa.

DW: Vaticano se torna importante aliado político de Cuba

Imagem
Havana e a Santa Sé mantém relações estreitas. Visita do presidente cubano, Raúl Castro, e ida do papa à ilha em setembro sugerem novas mediações da Igreja Católica e destacam a crescente importância política da aliança. A aliança entre católicos e comunistas se deve principalmente a um inimigo em comum: o materialismo. Ironicamente, quem deu o pontapé inicial para esta aliança foi justamente o papa anticomunista João Paulo 2º. Quando visitou Cuba em 1998, ele criticou não só declínio moral e o crescente secularismo no mundo ocidental, mas também o embargo comercial dos EUA contra Havana.

Novo livro de Jean-Luc Mélenchon e o Arenque de Bismark

Imagem
7/5/2015, Editora Plon; Paris Le Hareng de Bismarck (Le poison alemand ) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Comentários sobre o livro O Arenque de Bismark (O veneno alemão) Primeiro, sobre o tal “Arenque de Bismarck”: Arenque de Bismarck para François Hollande 17/4/2014, Brice Gruet,   Géographies imaginaires/ Insolite   (Comentário) Na  foto  acima , François Hollande exibe sua barriquinha de arenques, visivelmente felicíssimo, ao lado de Angela Merkel (Foto Bundesregierung/ Bergmann). Le Canard enchaîné   dessa semana chamou atenção para uma incongruência cultural, em relação à qual se pode perguntar até que ponto foi desejada ou não... Conjecturas, essas, podem ir bem longe. O que se sabe com certeza é que Angela Merkel recebeu em suas propriedades do Báltico, para uma visita “privada”, o presidente François Hollande. E a chanceler ofereceu uma barriquinha de arenques à Bismarck ao presidente da França. Hollande achou “maravilhoso” o present

Pixinguinha e a dificuldade de ser negro no Brasil

Imagem
Reprodução   As canções de Pixinguinha derramam brasilidade e atingem o âmago da alma do brasileiro afirmando sua negritude. Músicas como A vida é um buraco, Benguelê, Cafezal em flor (parceria com Eugênio Fonseca), Conversa de crioulo, Festa de branco (com Baiano), Patrão prenda seu gado (com Donga e João da Baiana), Vou vivendo, Fala baixinho, No elevador, Rosa (com Otávio de Souza), entre inúmeras outras que fazem parte da história de nossa canção popular. 

Morre o senador Luiz Henrique da Silveira

Imagem
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) morreu na tarde deste domingo (10) em Joinville, Santa Catarina, aos 75 anos. Ele passou mal em casa e chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.   Além de senador desde 2011, Luiz Henrique foi prefeito de Joinville por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e governador de Santa Catarina por dois mandatos, entre 2003 e 2010. Luiz Henrique nasceu em 25 de fevereiro de 1940 em Blumenau. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e iniciou sua vida pública em 1971, quando foi eleito pesidente do Diretório Municipal do MDB de Joinville. De 1987 e 1988, ele assumiu o Ministério de Estado da Ciência e Tecnologia. Entre 1993 e 1996 foi presidente do Diretório Nacional do PMDB.

Paulo Moreira Leite: QUEM TEM MEDO DE FACHIN

Imagem
10 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Num STF onde Gilmar Mendes nem tira a toga para expressar um anti-petismo feroz, critica-se candidato ao Supremo por ter anunciado voto em Dilma, em 2010, como simples cidadão A campanha contra a candidatura do advogado Luiz Fachin ao Supremo Tribunal Federal transformou-se num movimento autoritário, alimentado por argumentos inaceitáveis e teses absurdas.

Petrobras, a caminho da retomada

Imagem
por  Carlos Drummond  —  publicado  10/05/2015 - na Carta Capital A Petrobras passa a limpo os desfalques e os graves erros e, fortalecida pelas suas potencialidades, concentra esforços na exploração e na produção Bendine. "A empresa não vai parar nem dar marcha a ré e a recomposição já mostra resultados" O balanço de 2014 apresentado em 22 de abril pela diretoria da Petrobras retrata uma empresa afetada pela corrupção organizada por  executivos de 27 empresas fornecedoras  e alguns dos seus ex-diretores, mas capaz de controlar a situação e de encaminhar o seu futuro.

Álvaro Dias prevaricou?

Imagem
Quando Ricardo Ferraço acusa Fachin de ter exercido ilegalmente a advocacia, por acaso está a sugerir que Álvaro Dias prevaricou? Fábio de Sá e Silva - na Carta Maior Às vésperas da sabatina de Fachin para o STF, adiada já por uma vez, Brasília assistiu à emergência de inusitada controvérsia.   Nesta quinta-feira, 7, Ricardo Ferraço (PMDB–ES), obteve e distribuiu aos 53 Senadores da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nota técnica de consultor da casa, segundo a qual o indicado ao STF teria exercido irregularmente a advocacia entre 1990 e 2006.   Para os detratores desta indicação – em posição difícil, depois que Fachin atraiu o apoio das vozes mais expressivas do direito, incluindo juristas orgânicos de setores críticos ao PT, como Ives Gandra e Miguel Reale Jr. – a notícia surgiu com ares de bala de prata.

Miguel do Rosário: Globo continua blindando Cunha

Imagem
10 de maio de 2015 | 14:16  Autor: Miguel do Rosário Alguma surpresa? Globo e Cunha são unha e carne. Para a Globo, Cunha é fundamental para deixar o governo sempre sob ameaça do impeachment, de um lado, e travar qualquer debate sobre democratização da mídia, de outro. Para Cunha, a Globo é fundamental para lhe blindar de qualquer denúncia.

A Segunda Guerra Mundial e a Operação Valquíria vistas por uma mulher.

Imagem
O relato de Marie Vassiltchikov é considerado o melhor relato sobre a tentativa de por fim à ditadura nazista, que ficou conhecida 'Operação Valquíria.' Flávio Aguiar - na Carta Maior Berlim -  8 e 9 de maio são as datas que comemoram o fim oficial da Segunda Guerra Mundial. A rendição incondicional de todas as Forcas Armadas alemãs foi assinada perto da meia-noite em Berlim. Em Moscou, cujo Exército Vermelho tomara a capital alemã, já era o dia 9. Por isso as duas datas se referem a este final de uma das guerras mais cruentas da historia da humanidade. Tradicionalmente as comemorações lembram o esforço conjunto dos aliados. Mas não este ano. Diversos países do Ocidente estão boicotando as comemorações russas, alegando as violações de Moscou em relação a soberania da Ucrânia. A Rússia, por seu lado, vem enfatizando o próprio esforço, além de lembrar o elevadíssimo numero de vítimas (20 milhões).

Governo resiste à crise, mas falta dar passos à frente

Imagem
Movimentos golpistas arrefecem, defesa da democracia e da reforma política ganham espaço. Mas se a sociedade não conduzir o debate, o Congresso não mudará financiamento de campanhas por  Redação RBA   ICHIRO GUERRA/DILMA 13/FOTOS PÚBLICAS Movimentos sociais que impulsionaram campanha de Dilma ainda cobram da presidenta o programa vencedor Na terceira semana de abril, a imprensa anunciou que a oposição, enfim, iria anunciar seu pedido de impea­chment da presidenta Dilma Rousseff. Parte do PSDB, com destaque para o líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmava haver elementos suficientes e que não era preciso esperar mais nada. No dia 28, o senador Aécio Neves segurava o time, afirmando que era preciso agir de forma articulada e responsável. O mês que passou parece ter visto um arrefecimento das manifestações antigoverno, o que foi visível no ato do dia 12. Ao mesmo tempo, tomou corpo o debate pela reforma política, o que já indica certa normalidade da agen

Baschar Al Assad acusa Turquia de sabotar plano da ONU para Aleppo

Imagem
Província faz fronteira com Turquia, e está dividida entre regime e rebeldes. Mediador da ONU defendia plano com congelamento dos combates.   ORIENTE mídia O presidente sírio, Bashar al-Assad, acusou a Turquia, que apoia a rebelião, de ter sabotado um plano da ONU destinado a acabar com os combates em Aleppo (norte), em uma entrevista divulgada nesta sexta-feira (17). Assad considera que a situação na Síria é atualmente mais perigosa devido aos países “que utilizam o terrorismo por procuração para destruir outro país”, em alusão a Arábia Saudita, Turquia e Catar que, segundo analistas, enviaram mais armas aos rebeldes, permitindo, assim, a tomada da cidade de Idleb (noroeste).

Kiko Nogueira: Mujica deveria aceitar o convite sem noção de Caiado para falar no Brasil.

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele   Um colega jornalista, correspondente americano no Brasil, escreveu no Twitter que iria observar um prazo de cinco dias antes de repercutir qualquer matéria da Globo sobre Lula — o mesmo tempo que se leva para comprar uma arma nos EUA. A palhaçada da “confissão” sobre o mensalão, tirada da nova biografia de Mujica, durou poucas horas antes de ser desmentida, primeiro, por um dos autores, Andrés Danza, e depois pelo próprio Pepe. O trecho supostamente incriminador já era uma forçada de barra absurda.

Franz Schubert on Original Conrad Graf 1835 Piano

Imagem
marcos Aquino  -  Musicas de Todos os Tempos

Mariz de Oliveira: 'Estamos partindo para um autoritarismo do Judiciário'.

Imagem
Mariz de Oliveira, que defendeu acusada no 'mensalão' e defende executivo na Lava Jato, diz que, apesar de o STF relaxar prisões, é preocupante que ministros tenham votado a favor de manter detenções provisórias por  Eduardo Maretti, da RBA   JOSÉ CRUZ/ABR No STF, em 2012, Mariz de Oliveira defendeu ex-vice-presidente de suporte operacional do Banco Rural, que foi absolvida São Paulo – O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira foi defensor da ex-vice-presidente de suporte operacional do Banco Rural Ayanna Tenório Tôrres de Jesus, na Ação Penal 470 (o mensalão), e atualmente defende o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, no âmbito da Operação Lava Jato. Mariz de Oliveira, como outros advogados criminalistas, manifesta preocupação com os rumos do Direito Penal e o endurecimento do sistema penal  no Brasil . Apesar de seu cliente ter sido beneficiado e cumprir, desde março passado, prisão em regime domiciliar após acordo de colaboração com o Min

São Paulo: Governo e Sabesp consideram um rodízio de 5x2 ainda este ano

Imagem
Mariana Chaves, vizinha de Perdizes, fica sem água 12 horas por dia desde o ano passado. / VICTOR MORIYAMA O Comitê da  Crise Hídrica  de São Paulo, criado pelo governador Geraldo Alckmin em fevereiro, trabalha com a possibilidade de implantar um rodízio drástico, de cinco dias sem água por dois com água, nas zonas abastecidas pelo Sistema Cantareira que somam, só na região metropolitana, mais de cinco milhões de pessoas. Uma equipe formada por  representantes da Sabesp , da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública, da prefeitura de São Paulo, das universidades e da sociedade civil discute desde março as medidas emergenciais a serem orquestradas no caso da adoção de um rodízio, consequência da  pior crise hídrica  em 84 anos. O plano de contingência, ao qual teve acesso o EL PAÍS, pode ser modificado e ainda precisa ser aprovado, mas já revela alguns dos cenários previstos se o fornecimento de água for cortado, ainda no segundo semestre deste ano.

Crise hídrica e caos social em São Paulo entram na pauta do Exército

Imagem
lckmin deu início às obras de interligação de sistemas. /  CIETE SILVÉRIO/ A2D El País

Lula oferece jantar a donos de empresas investigados na Zelotes e Lava Jato

Imagem
por  Lino Bocchini  — na Carta Capital Este título é uma mentira. Quem fez isso foi outro pré-candidato a presidente, o tucano Geraldo Alckmin. A troca de nomes faz diferença? Nas eleições de 2018, o candidato tucano pode enfrentar o ex-presidente Lula, até o momento o único cotado pelo PT para a sucessão de Dilma Informa a colunista  Mônica Bergamo   que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, reuniu boa parte do PIB brasileiro na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes. Entre os convidados estavam Marcelo Odebrecht e Jorge Gerdau, dos grupos de mesmo nome. Não foi citado pela   Folha de S.Paulo   o fato de a construtora Odebrecht ser uma das peças centrais na investigação da   Operação Lava Jato . Tampouco foi avisado que a   Gerdau   é um dos alvos maiores da   Operação Zelotes , focada na apuração de atos de sonegação fiscal no montante de 19 bilhões de reais, valor superior ao apurado nos desvios da Lava Jato. O que isso tudo significa? Nada. Rigorosamente nada.

Governador tucano convida investigado na Operação Lava Jato para jantar

Imagem
Por:  Helena Sthephanowitz A colunista da Folha de São Paulo  Mônica Bergamo, publicou ontem que, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reuniu para um jantar os ricos e poderosos  Palácio dos Bandeirantes.  No entanto, chama atenção um detalhe: Imagine você querido leitor se, o Lula, ou algum outro parlamentar petista ou a presidente Dilma,  tivesse convidado para jantar  no Palácio do Planalto o Marcelo Odebrecht da Construtora Odebrecht,  e Jorge Gerdau, do grupo Gerdau. A Monica Bergamo não citou  o fato de a construtora Odebrecht ser um dos investigada na Operação Lava Jato.

Globo e CBF mandam tapar nome do Allianz Parque antes de jogo do Palmeiras

Imagem
Do  lance : No DCM Horas antes do apito inicial para Palmeiras e Atlético-MG, os letreiros que continham o nome do Allianz Parque no anel inferior da arena tiveram a marca da seguradora alemã tampada. De acordo com a WTorre, foi uma determinação da CBF, que não deseja ver marcas que não têm acordo de patrocínio com o Campeonato Brasileiro exibidas ali.

Luis Nassif: Conversas com dona Teresa

Imagem
SAB, 09/05/2015 - 22:12 ATUALIZADO EM 09/05/2015 - 22:15 Luis Nassif Dia 12 último foi seu aniversário de nascimento, não me esqueci.    À tarde juntei minha tropa, as menininhas e as meninonas e fui almoçar na praça Vilaboim. Depois passei na loja de música e sem pressentir comprei um CD de Carlos Galhardo.    À noite, em casa sozinho, coloquei o CD no computador e estava escutando, quando a Lourdes telefonou lembrando da data. Naquele momento o CD entrou na faixa 12, da valsa "Último Beijo", de Jorge Faraj e Roberto Martins. "Na carta, nem o nome ela escreveu / adeus, e torturando o meu desejo / igual aos falsos beijos que me deu / a mancha de carmim de mais um beijo". 

Entrevista: ministro da Defesa, Jaques Wagner, em Moscou, comenta a Parada da Vitória.

Imagem
Sputnik News O ministro compartilhou as impressões sobre o desfile, explicou a ausência da presidenta e comentou a importância do Dia da Vitória. Jaques Wagner comentou o uso da bandeira russa no desfile de 8 de maio no Brasil. Segundo ele, a bandeira do país aliado continuará sendo usada nas próximas solenidades dedicadas às Segunda Guerra Mundial.

O drama grego e os segredos da máquina midiática de Bruxelas

Imagem
A cobertura das reuniões do Eurogrupo e das negociações com o governo grego são o melhor exemplo de funcionamento desse sistema. Nikos Sverkos - na Carta Maior Na política, dizem os  insiders  dos órgãos de comunicação, está sempre em vantagem quem melhor conseguir influenciar a mídia internacional para que veiculem as suas posições. E isto não acontece apenas durante os períodos de campanha eleitoral: na União Europeia, o poder de decisão depende não apenas da força da economia de um dado parceiro, mas também do modo como ele lida com os órgãos de comunicação internacionais. Não é segredo que em Bruxelas existe uma máquina de comunicação bem azeitada que consegue distribuir informação às principais agências de comunicação numa questão de horas. Esta máquina, que aumentou a sua influência desde o início da crise financeira em 2008, opera com base na manutenção do anonimato das fontes jornalísticas que a alimentam – um dos princípios mais sagrados da ética jornalística. No en

Paulo Nogueira: Que pecado o cidadão de Itajaí cometeu para ter que pagar 60 mil reais por uma hora de Joaquim Barbosa?

Imagem
Postado em   09 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Mau exemplo no STF e fora dele E então temos o seguinte: o cidadão de Itajaí foi obrigado a pagar 60 mil reais por uma palestra de uma hora de Joaquim Barbosa. Este é o Batman, o campeão da ética, “o garoto pobre que mudou o Brasil”, segundo a Veja, naquela que foi uma das mais idiotas chamadas de capa já produzidas por uma revista em toda a história em qualquer lugar do mundo.

PML: DEBATENDO A LAVA JATO – 3 ENTREVISTA COM EDSON RIBEIRO, ADVOGADO DE CERVERÓ

Imagem
9 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Antes da AP 470 ele denunciava "a espetacularizacão do Direito Penal e o escárnio público" No início da década, quando a AP 470 sequer fora julgada pelo Supremo Tribunal Federal, o advogado Edson Ribeiro publicou um artigo na revista do Instituto dos Advogados do Brasil no qual denunciava a escalada punitiva em curso na justiça brasileira. “Vivemos hoje a espetacularização do direito penal e o escárnio público ” escreveu, como se antecipasse cenas da AP 470 e, mais tarde, da Operação Lava Jato.

Falsos moralistas, abatidos um a um, escapam das manchetes dos jornalões

Imagem
Demóstenes foi o primeiro da turma a exibir seu telhado de vidro Imbassahy, o casto, e a grana do metrô! Por Altamiro Borges, em seu blog A vida dos falsos moralistas não está nada fácil. Num dia eles posam de éticos; no outro, são denunciados por supostas falcatruas. Antônio Anastasia, chefão da campanha do cambaleante Aécio Neves, Agripino Maia, presidente nacional do DEM, e Ronaldo Caiado, o senador demo-ruralista, tiveram suas fantasias udenistas rasgadas recentemente.