Há 13 anos, a esperança vencia o medo no Brasil

Foto de arquivo 2009/Agência Brasil



Este 27 de outubro não é somente aniversário de Lula. Exatamente 13 anos atrás, o Brasil elegia pela primeira vez Luiz Inácio Lula da Silva como presidente e José Alencar como vice. Foi a eleição em que a esperança venceu o medo. Foi o momento em que a sociedade brasileira disse não ao ciclo histórico da injustiça, do atraso, da subserviência, e optou por um modelo de desenvolvimento com inclusão social, de superação das desigualdades sociais e regionais, de afirmação soberana e solidária do País no cenário internacional.

Lula foi o primeiro presidente de origem trabalhadora, vindo de uma família pobre, que havia passado fome na infância, que não fez faculdade. Um líder comprometido com suas origens e com a transformação das condições de vida da maioria da população. Que construiu a partir das bases um partido político destinado a mudar o País e que chegou democraticamente à presidência da República. Seu governo provou que é possível governar para todos, com atenção especial para os trabalhadores e os mais pobres. E por isso o Brasil saiu do Mapa da Fome.
Treze anos com Lula e Dilma transformaram radicalmente o Brasil – de um país para poucos em um país para todos. Um Brasil que é cada vez mais forte, porque há cada vez menos brasileiros pobres. Um Brasil orgulhoso de ter crescido com  inclusão social, num ambiente de plenas liberdades democráticas. 


Das grandes economias do mundo, nenhuma outra gerou 22 milhões de empregos, garantiu ganho real de 74% para o salário mínimo, triplicou os investimentos em educação, dobrou o número de estudantes universitários, retirou 36 milhões de pessoas da miséria e promoveu 42 milhões à classe média. O Brasil ampliou suas relações com a América Latina e a África, criou os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ao mesmo tempo em que dobrou o fluxo de comércio com os Estados Unidos e a Europa. Tudo isso deixa o Brasil assentado em bases sólidas como nunca para enfrentar a pior crise internacional desde o crash da Bolsa de Nova York em 1929.

O Brasil de hoje é um país mais rico, mais forte e mais respeitado. Deixou de ser um país governado para apenas um terço da população para ser um país de todos. Para conhecer mais a fundo as conquistas e as políticas que mudaram o Brasil acesse o site Brasil da Mudança 

Comentários