Kennedy Alencar: Secretaria Geral pode reaver articulação política

Edinho Silva é cotado para função; Secom seria extinta



KENNEDY ALENCAR - BRASÍLIA - 15/09/2015


Num dos desenhos em estudo no Palácio do Planalto sobre a reforma ministerial, a Secretaria Geral da Presidência seria ocupada pelo ministro Edinho Silva, que poderia atuar como articulador político, incorporando atribuições da pasta de Relações Institucionais. No governo FHC, a Secretaria Geral foi dirigida por Euclides Scalco, então coordenador político.
A atual Secretaria de Comunicação Social seria extinta. As verbas publicitárias ficariam a cargo da Secretaria Geral, como aconteceu com o então ministro Luiz Dulci durante um período do governo Lula. A Secretaria de Imprensa voltaria a fazer o atendimento ao presidente, o que acontecia até a nomeação de Franklin Martins na administração Lula.

O ministro da Secretaria Geral, Miguel Rosseto, poderia ser deslocado para uma autarquia federal, como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ). Dilma gosta de Rosseto, mas precisa convencer petistas a abraçar a redução do número de pastas e o fim de secretarias com status de ministério e de secretários com status de ministro.
No governo FHC, Casa Civil e Secretaria Geral abrigaram ministros fortes. Uma reforma que reduza significativamente ministérios na gestão Dilma poderia se inspirar nesse modelo.
A presidente Dilma Rousseff resiste à pressão do PT e do PMDB para tirar Aloizio Mercadante da Casa Civil. O ex-presidente Lula defende a ida de Jaques Wagner da Defesa para a Casa Civil. No PMDB, uma parcela gostaria de ver a ministra Katia Abreu (Agricultura) na função de Mercadante, mas haveria forte repercussão negativa de um segmento peemedebista e também petista. Lula seria contra, por exemplo.
Até o momento, a presidente decidiu pouca coisa a respeito da reforma ministerial e administrativa. Ela ainda pretende conversar com o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer. Faltam também reuniões com dirigentes do PT e de partidos aliados.

Comentários