Zé Augusto: Todas as empresas caíram fora do Criança Esperança. E você ainda vai doar R$ 7 ?


Por Zé Augusto - 15/08/2015

No passado empresas como Azaleia, Tramontina, Banco do Brasil e Petrobras patrocinavam o programa Criança Esperança da TV Globo. Neste ano NENHUMA empresa patrocinou. Todas caíram fora (ver figura acima com a captura da tela do site).

E você, ainda vai doar R$ 7,00 ?

O Criança Esperança tem 30 anos (desde 1985). Faz muito barulho para pouco resultado. E não apresenta uma prestação de contas com transparência.

Até 2003, enquanto ainda havia crianças no Nordeste passando fome, antes do Bolsa Família, os donos da TV Globo ficavam cada vez mais ricos, inclusive vendendo anúncios em cima de reportagens sobre... crianças passando fome no Nordeste, como fez o Jornal Nacional em 2001.


Enquanto a Globo fazia este projeto de marketing de caridade chamado Criança Esperança, o ativismo político de extrema-direita no jornalismo da emissora detonou os direitos das crianças.

Foi contra as Escolas de horário integral criadas pelo Brizola em 1983 que, se tivessem sido implementadas totalmente, ninguém estaria falando hoje em redução da maioridade penal.

As organizações Globo fazem editoriais contra os trilhões do pré-sal irem para a educação pública das crianças e jovens.

Além disso, enquanto o Criança Esperança recolheu R$ 15 milhões no total do ano passado, a Globo paga R$ 5 milhões por mês de salário para o Faustão (por ano dá quatro vezes o valor arrecado no  Criança Esperança). Paga R$ 2 milhões para o vencedor do Big Brother.

Por que eles não doam um pouco dos milhões que ganham, em vez de pedirem a você para doar R$ 7,00 ?

O McDonald's doa um dia de seu faturamento para o tratamento de crianças com câncer. Em uma hora da novela da nove, a Globo fatura cerca de R$ 20,3 milhões em anúncios (pelo menos faturava antes de espantar anunciantes com alarmismo sobre crise). Se doasse apenas o faturamento de uma hora de anúncios já recolheria mais do que as doações dos telespectadores ao Criança Esperança.

Mas a Globo não enfia a mão no próprio bolso. Ela quer fazer você de otário, fazendo você doar R$ 7,00 para a família mais rica do Brasil fazer filantropia às suas custas. 

Deve ser por essas e por outras que nenhuma empresa patrocina mais o Criança Esperança.

Comentários