Silvio Santos propõe a Edir Macedo união contra o domínio da Globo


Silvio Santos e Edir Macedo durante encontro no Templo de Salomão, da Igreja Universal

Por DANIEL CASTRO, em 11/08/2015

A visita de Silvio Santos ao Templo de Salomão, há duas semanas, não foi apenas um passeio ecumênico. O dono do SBT aproveitou o encontro com Edir Macedo, dono da Record, para articular uma união comercial das duas redes contra a hegemonia da Globo no mercado publicitário. Silvio pediu ao bispo Macedo apoio à ideia de unificação das áreas comerciais das duas redes. Para o dono do SBT, a união com a Record aumentaria a participação das emissoras no "bolo" publicitário, e ambas faturariam mais e a Globo, menos.
Hoje, a Globo detém de 75% a 85% das verbas de publicidade na TV aberta. Isso quer dizer que, de cada R$ 100 investidos nos intervalos das redes abertas, pelo menos R$ 75 ficam com a Globo. Todas as demais redes acham isso injusto, afinal a audiência da Globo hoje não ultrapassa 35% na média diária.
Juntas, SBT e Record não chegam a ter 20% das verbas. Executivos de Silvio Santos acreditam que, se elas se unissem, poderiam forçar o mercado anunciante a injetar 30% nas duas, que é a audiência que elas têm.

Comentários