Não à criminalização da política- Não toquem em Yanis Varoufakis Assinem o manifesto


Various Authors - Versch. Autoren - AA.VV. - Auteurs div. 
Traduzido por  Coletivo de tradutores Vila Vudu


Nos últimos dias, horrorizad@s e indignad@s, observamos no seio da sociedade grega um processo de intensa estigmatização dos "defensores da alternativa", os quais são desqualificad@s chamados de "defensores da dracma". Segundo as redes de televisão, quem defende solução fora do euro deveria ser tratad@ como cúmplice de organização criminosa, ou como se tivesse cometido crime previsto em lei.
 
A liberdade de expressão e de opinião, inclusive o exercício de uma política governamental fora dos limites do euro, são apresentados como se fossem delitos de alta traição, quando a verdade é o contrário disso: a Grécia está sendo atropelada e humilhada, justamente em nome do dogma de manter-se dentro do euro. 

O ponto culminante dessa cabala são as denúncias contra Yanis Varoufakis, inclusive a ideia de que seja investigado... por uma Comissão Parlamentar de Investigação, sobre as responsabilidades quando da imposição dos Memorandos, única e exclusivamente por ter dito, claramente, que tinha um Plano B (o qual foi previsto, originalmente, para operar dentro do euro) e que tratou de organizar sua possível aplicação. Quer dizer: o ex-ministro Varoufakis corre o risco de ser acusado, como se cumprir seu dever fosse crime.
 
Há aí claro intento de criminalizar a liberdade de expressão, a ação política e até o exercício governamental do ex-ministro competente nesse campo. Esse intento, provavelmente, responde a instruções dos credores. Além disso, esses intentos visam a criar um escudo de proteção para a total subordinação, à troika, da Secretaria Geral de Rendas Públicas do governo da Grécia. Essas tentativas de criminalização devem parar já, para que as nuvens do totalitarismo não se espessem à nossa volta.
 
Os iniciadores e primeiros subscritores desse manifesto convidam outros a assiná-lo (anotando nome, sobrenome, profissão e endereço de e-mail), enviando seu apoio, por correio eletrônico a:

Yorgos KALANDZOPOULOS (Γιώργος Καλαντζόπουλος), geo.kalantzopoulos[at]gmail.com
Dimitris BELANDIS (Δημήτρης Μπελαντής), dbelantis[at]hotmail.com
Eleni PORTALIOU (Ελένη Πορτάλιου), portel[at]central.ntua.gr

Ονο­μα­τε­πώ­νυ­μο/Nome e sobrenome 
Επάγ­γελ­μα /Profissão
E-mail 





Muito obrigado a Tlaxcala

Comentários