“Esporte ensina lições de superação, luta e respeito”, afirma presidenta a atletas

Posted: 27 Aug 2015 12:15 PM PDT - Blog do Planalto
Ao falar nesta quinta-feira (27) para os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Toronto 2015, a presidenta Dilma frisou que o esporte é capaz de ensinar muitas lições, principalmente de superação. “Sempre é comovente a gente ver histórias de superação e todos os atletas têm uma história de superação”, disse, durante cerimônia no Palácio do Planalto que celebrou também os 10 anos do programa Bolsa Atleta.
27082015-_ETO8771-EditarPara presidenta Dilma, atletas são exemplo de determinação e coragem na superação de limites. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Citando os atletas que deram seu depoimento sobre como o Bolsa Atleta os apoiaram a superar desafios para alcançar resultados, Dilma afirmou que o esporte “mostra também que é possível sofrer derrotas, é possível sofrer dificuldades no caminho, mas que todo atleta levanta e segue frente. Muitas vezes não ganha na primeira, mas ganha na segunda ou terceira. E segue lutando para ganhar e respeita também o resultado do outro atleta que é o vencedor”, disse.
Falando sobre os esportes individuais, a presidenta disse que eles evidenciam a capacidade dos atletas em superar obstáculos, as limitações, e até a lei da gravidade. “Supera todas aquelas limitações que cada um de nós temos, supera os medos e ao mesmo tempo é uma história muito bonita”. Em relação aos esportes coletivos, ela falou sobre o exemplo que dão para que as pessoas lutem juntas, em cooperação.

“Por isso, eu parabenizo toda a delegação. As conquistas de vocês sem dúvida nos inspiram e inspiram todo o Brasil. Esse exemplo de coragem e determinação que vocês dão a nós, esse exemplo de determinação e coragem na superação de seus limites. E aí eu queria destacar os [paratletas]. Eles também demonstram que é possível viver sem limites”, disse. E ressaltou que vê-los brilhando no primeiro lugar tem um simbolismo muito forte para cada brasileiro.

Comentários