Novos Tempos: BBC anuncia corte de funcionários



Londres, 2 jul (Prensa Latina) 

A quase centenária corrente britânica de notícias BBC anunciou hoje que despedirá mais de mil empregados para enfrentar uma queda de seus rendimentos causada pelas novas tendências da televisão.

Segundo um comunicado da companhia, com a chegada das novas tecnologias (celulares e computadores) diminuiu consideravelmente o número de pessoas que tem aparelhos de televisão, o que constitui sua principal fonte de rendimentos.


A corrente pública sustenta-se a partir de um imposto de uns 200 euros à cada lar que dispõe de um televisor, mas a cada vez mais as pessoas usam este serviço através de telefones móveis e computadores.

Em consequência, a empresa prognostica uma perda de 210 milhões de euros nos rendimentos previstos para o período 2016-2017, e para enfrentá-lo decidiu realizar o recorte de pessoal.

"Devemos ter uma BBC mais pequena, mais simples", estimou no comunicado o diretor geral, Tony Hall, que assinalou como prioritário concentrar-se em oferecer programas de qualidade excepcional e conteúdos para todas as audiências.

Segundo as precisões, o recorte afetará principalmente a empregados da área administrativa e permitirá poupar 70 milhões de euros ao ano.

Surgida em 1922, a BBC nasceu como uma emissora pública de rádio que foi crescendo e se converteu no paradigma internacional do modelo de gerenciamento público dos meios de comunicação.

acl/lmg/cc

Comentários