Venezuela captura peça do paramilitarismo e denuncia sabotagem


Imagen activaCaracas, 6 jun (Prensa Latina) 

A captura do colombiano Julio Vélez, peça finque do paramilitarismo, e a denúncia de uma sabotagem a uma subestação elétrica no estado venezuelano de Aragua.
De acordo com o presidente da República, Nicolás Maduro, com a detenção do ex-vereador da cidade de Cúcuta fecha-se um ciclo das investigações sobre o assassinato do deputado Robert Serra e sua assistente Maria Herrera, em outubro último.

Antes chegou a Caracas, extraditado da Colômbia, o autor material do crime, o paramilitar Leiver Padilla.



Maduro recordou que Padilla contribuiu provas significativas que permitiram a detenção de Vélez, considerado o responsável intelectual do crime.

Também o chefe de Estado revelou o envolvimento de um deputado opositor a seu governo nesses fatos, ocorridos na paróquia A Pastora e que comoveram o país no final de 2014.

Maduro pediu todo o apoio da população à Promotoria Geral, ao Poder Judicial e os órgãos policiais para concluir o estudo do caso e chegar a sanções aos autores e a seus nexos com o ex-presidente colombiano Alvaro Uribe.

Nesse sentido, recordou que Jaime Granados, advogado do ex-governante, foi quem assumiu pessoalmente a defesa de Vélez em 2010, quando foi acusado de assassinar a sua esposa.

O mandatário anunciou, ademais, que ativará planos para ir a fundo com a desarticulação total das células paramilitares que operam na Venezuela.

Nos últimos sete dias, Maduro também chamou à população e os trabalhadores a estar alerta, ante a sabotagem à subestação elétrica "A Vitória" que afetou o ocidental estado de Aragua.

O governador desse território, Tareck O Aissami, informou na passada quinta-feira sobre o incidente que deixou sem serviço elétrico cerca de 80% do município José Félix Beiras.

Técnicos da Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) pesquisam as causas exatas do sinistro, conceituado como um ataque premeditado.

A julgamento do primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Elvis Amoroso, por trás dos ataques contra da subestação elétrica estão grupos terroristas que procuram desviar a atenção e desconhecer os avanços sobre as investigações pelo assassinato de Serra.

Na semana que conclui também as estruturas de base do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) realizaram assembleias nas comunidades como parte da campanha dessa organização política para suas eleições primárias, pactuadas para 28 de junho.

De outra parte, A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) concluiu com sucesso na ilha A Orchila o Exercício Pátria Chavista 2015, segunda e última fase da manobra Independência, ativada em março para elevar o nível combativo das tropas.

Também na semana deram a conhecer em Caracas que o escritor colombiano Pablo Montoya ganhou o prêmio máximo na XIX edição do Prêmio Internacional de Novela Rómulo Galegos, por sua obra Tríptico da Infamia.

ucl/ga/cc
Modificado el ( domingo, 07 de junio de 2015 )

Comentários