Qual é o futuro de TV na era de Internet? (2)
BEIJING, 31 de maio (Diário do Povo Online) - Quando “Internet mais” está infiltrando em todas as indústrias na China, qual é o futuro para TV tradicional? Em meio a um crescente fluxo de talentos a saírem da indústria de TV e o número declinante dos espectadores, a fusão abrangente da mídia tradicional com mídia nova será uma tendência inevitável.
Indústria de TV infiltrada pela Internet
“Quando a TV combinar a Internet, entraremos em uma era de mídia extensiva”, disse Xia Chen’an, ex-diretor da Zhejiang TV.
Depois de trabalhar por mais de 20 anos na indústria de TV, Xia se demitiu da Zhejiang TV neste ano e agora é diretor do Centro de Estudos de Vídeos da Internet da China, da Universidade de Comunicação da China.
Além de uma crescente saída dos talentos da TV, essa indústria está enfrentando um declínio constante. De acordo com dados estatísticos, o índice de audiência da TV nos Estados Unidos tem reduzido em 50% desde 2002. Na China, o tempo médio anual para assistir à TV diminuiu de 179 minutos em 2003 para 165 minutos em 2013.
É notável que o tempo gastado por pessoas com mais de 60 anos de idade para assistir à TV tem aumentado, o que significa que a TV está perdendo a audiência entre os jovens.
Internet cria nova “ecologia de mídia” para produção de conteúdo
Nos últimos anos, um grande número de programas de vídeo de alta qualidade tem aparecido na Internet. Por exemplo, Weirdo Talk (Qi Pa Shuo), um talk show produzido por iQIYI.COM, foi jogado por mais de 260 milhões vezes e sua conta no Weibo (versão chinesa do Twitter) atraiu cerca de 510 mil seguidores desde sua estreia no fim do ano passado.
Mou Di, produtor de Weirdo Talk, enfatizou que a Internet se tornou um produtor independente de conteúdo e produtos originais da Internet vão mudar não só as maneiras de produção e promoção, mas também mudar gradualmente a audiência para consumidores por meio de uma cadeia da indústria desenvolvida.
Uma maneira inteligente: Integração abrangente da mídia tradicional e nova
A segunda temporada do programa com introdução da autoria da Coréia do Sul, Running Man (versão chinesa), foi estreada na Zhejiang TV, criando um índice de audiência impressionante de 4,97% na noite da estreia e se tornou o mais popular nos programas do mesmo período de antena.
Qual é a razão do sucesso deste show? A integração da mídia nova e tradicional é um dos pontos chaves.
Diante o grande desafio da Internet, a indústria de TV está conhecendo a atualização interna e reajustamento por meio de introduzir mais ideias sobre a Internet. Em vez da antiga transmissão de conteúdo passiva de um só sentido, os profissionais de TV começaram a focalizarem nas interações com a audiência.
Com a integração da mídia tradicional e nova, uma série de produções de TV, tais como “Running Man” e “Dad, where are we going” se tornaram em “programas fenomenais”. Segundo o diretor da Zhejiang TV, Wang Jun, eles estão fazendo esforços para criar uma “ecologia de mídia” através de integração da linha de produção e criar derivados culturais diferentes. “Running Man”, por exemplo, tem vários derivados desenvolvidos, entre o filme, jogo de celular e outros produtos com autoria.
“A Internet tem trazido novos valores agregados de mercado à indústria de TV”, disse Ma Dong, apresentador de TV e diretor de conteúdo de “iQIYI.COM”. “A Internet e TV vão coexistir e integrar para diferentes grupos de audiência”, acrescentou ele.
(Editor:Renato Lu,editor)
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