Luis Nassif: Como o advogado Nélio Machado ajudou a turbinar a Lava Jato

Entre advogados que atuam na Lava Jato começa a se formar um consenso sobre os erros de estratégia de Nélio Machado – advogado criminalista de Paulo Roberto da Costa.
Por ocasião da primeira prisão de Paulo Roberto, seus advogados Fernando Fernandes e Tarcisio Teixeira impetraram habeas corpus e uma reclamação.  Alegando manipulação de competência pelo juiz Sérgio Moro, questionavam Curitiba como o foro adequado para julgar a Lava Jato.
O HC permitiu a libertação da Paulo Roberto Costa.

Nélio assumiu o caso e, com a autossuficiência que o caracteriza, desistiu do HC, lixou-se para a reclamação e deixou o processo correr.
Logo em seguida, Paulo Roberto Costa foi preso novamente, sob a  alegação de que teria movimentado dinheiro após o início do processo.
Se tivesse dado atenção à reclamação, poderia ter prosperado e mantido a soltura do acusado. O HC já estava em Porto Alegre (sede do Tribunal Regional Federal) e iria para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Não havia nenhuma estratégia da parte de Nélio, mas apenas questão de vaidade, do advogado que assume uma ação e desqualifica tudo o que havia sido feito anteriormente.
Habeas corpus que já estavam em POA, iria para STJ. Tinha sido impetrado muito antes dos demais HCs que se seguiram.
Ambos foram indeferidos em 1a Instância. Já havia recurso para a 2a instância, seria julgado em Porto Alegre e depois seguiria para o STJ por recurso especial.
Com a suspensão, houve um prolongamento da prisão preventiva dos executivos até que um novo HC, impetrado pelo advogado Alberto Toron, percorresse os labirintos processuais e chegasse até o STF.
Foram quatro meses perdidos, período em que Moro e a equipe da Lava Jato atingiram seu intento de banalizar a prisão preventiva e ir moldando a opinião pública graças à parceria com a imprensa.
Não é a primeira vez que a vaidade de Nélio Machado prejudica seus próprios clientes. Na Satiagraha, a truculência com que atuou ajudou a reforçar ainda mais a imagem negativa de seu cliente Daniel Dantas.

Comentários