Gigante chinês bate Google com a mais desenvolvida inteligência artificial de buscas
Sputnik News Empresa de busca chinesa Baidu revelou seu mais recente avanço no desenvolvimento de inteligência artificial, alegando que seu supercomputador assumiu a liderança global no campo.O supercomputador Minwa foi designado com uma tarefa de pesquisa e classificação de um grande banco de dados de imagens, o que fez com uma taxa de 95,42% de precisão, relata o Baidu.
Este resultado bate tanto o Google, que marcou um 95,2% como a Microsoft, que fez 95,06%.
"Estou muito animado com todos os progressos em visão computacional que toda a comunidade tem feito", disse o cientista chefe da Baidu Andrew Ng ao Wall Street Journal sobre os rápidos avanços nessa tecnologia. "Os computadores podem compreender imagens muito melhores e fazer tantas coisas que eles não poderiam fazer há apenas um ano atrás."
O banco de dados ImageNet forneceu mais de 1 milhão de imagens para o Minwa peneirar e classificar em mais de 1.000 diferentes categorias pré-definidas como, por exemplo, a triagem de imagens de animais ou de alimentos por espécie ou tipo.
O sistema de reconhecimento de linguagem que a Google desenvolveu usando este tipo de aprendizagem profunda levou a grandes melhorias na capacidade de reconhecimento de voz do Android.
De modo análogo, a Baidu está trabalhando em um maior supercomputador que irá processar 14 mil horas de Inglês e chinês em áudio, a fim de melhorar os sistemas de reconhecimento de voz. Se o gigante das buscas cumprir seu objetivo de construir um supercomputador que pode executar sete quatrilhões de cálculos por segundo, passará a figurar na lista dos 10 melhores e mais poderosos supercomputadores do mundo.
Comentários