DCM: A vida real na Escandinávia
A Escandinávia pode ser um modelo para o Brasil?
Com seu peculiar sistema que reúne virtudes do capitalismo e do socialismo, a Escandinávia é uma utopia possível.
Não à toa, nas diversas listas feitas hoje sobre o grau de felicidade das pessoas, os escandinavos aparecem invariavelmente na frente.
Formada por Dinamarca, Suécia, Noruega e, num sentido mais lato, Finlândia e Islândia, a região concentra os primeiros lugares em virtualmente qualquer pesquisa relativa à qualidade de vida.
Por quê? O que faz esses países serem especiais? Como funciona o sistema político e econômico? A experiência escandinava pode dar certo em outros lugares? Como é o dia a dia de quem vive lá?
Estas são algumas das perguntas que o DCM quer responder.
A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada na Suécia, vai preparar uma série de reportagens sobre as nações escandinavas. Um documentário também será produzido. Captaremos imagens com um cinegrafista contratado.
Claudia lançou recentemente o livro “Um País sem Excelências e Mordomias", em que descreveu o cotidiano dos homens públicos suecos: políticos, magistrados etc.
“Como todos os juízes e desembargadores da Suécia, Goran Lambertz [um dos integrantes da Suprema Corte] não tem direito a carro oficial com motorista, nem secretário particular", conta ela. “Todos pagam do próprio bolso seus custos de moradia. Luxo pago com o dinheiro do contribuinte é imoral e antiético".
Claudia irá descrever a vida dos cidadãos: políticos, professores, donas de casa, imigrantes, estudantes, comerciantes, médicos, policiais, lixeiros (o DCM deu uma prévia de como vive um lixeiro sueco aqui).
Orçamento
Dúvidas Comuns:
Pergunta: A repórter trabalhará sozinha?
Resposta: Sim, com o auxílio de um cinegrafista para captar as imagens de vídeo.
Pergunta: O dinheiro será usado no quê?
Resposta: Para custear as despesas da jornalista, cingegrafista, produção, pós produção do video e 13% do projeto será para o Catarse.
Pergunta: O que acontece com meu dinheiro se a meta não for atingida?
Resposta: Segundo o Catarse, ele volta na íntegra para você.
Pergunta: Como recebo minha recompensa?
Resposta: Links e listas, por e-mail, e produtos físicos por correio.
Pergunta: Onde serão publicados vídeo-reportagem e as matérias?
Resposta: No Diário do Centro do Mundo (www.dcm.com.br)
Pergunta: Só os apoiadores terão acesso ao material?
Resposta: Não. Será aberto, embora assistam antes da estréia oficial.
Alguns links de projetos crowdfunding realizados pelo DCM:
Comentários