Presidente russo Putin reúne-se com Wang Yi




MOSCOU, 8 de abril (Diário do Povo Online)

 O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se ontem (7) no Kremlin em Moscou, com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Putin disse que as relações entre a Rússia e a China chegaram a um alto nível sem precedentes, a qualidade da cooperação bilateral entre os dois países está em plena conformidade com as necessidades atuais e de longo prazo, e a cooperação entre os dois países já se tornou um fator mais importante de estabilização do mundo.
Segundo Putin, a Rússia espera ansiosamente a visita do presidente Xi Jinping à Rússia e a sua participação da celebração do 70º aniversário da vitória da guerra anti-fascismo.


A Rússia apoia firmemente os esforços realizados pela China para preservar os seus interesses chaves, apoia o projeto formulado pelo presidente Xi Jinping para construir conjuntamente o cinturão econômico da Rota da Seda, afirmou o presidente russo acrescentando que, a Rússia está pronta para trabalhar com a China de modo a reforçar a cooperação pragmática em todos os sentidos, estreitar a coordenação e cooperação nos assuntos internacionais, e enfrentar, em conjunto, os desafios do desenvolvimento dos dois países e da paz e segurança internacional.

Por sua vez, Wang Yi disse que, durante os dois últimos anos, o presidente Xi Jinping e o presidente Vladimir Putin projetaram, desde o nivel mais alto, as relações entre a China e a Rússia, impulsionando a parceria estratégica entre os dois países a manter em um alto nível e entrar em uma nova fase de desenvolvimento.

Para enfrentar as novas mudanças na situação internacional e regional, Wang Yi sugeriu que os dois lados devem considerar a conexão entre o projeto do cinturão econômico da Rota da Seda, a construção do Corredor Econômica da Eurásia e a integração econômica da Eurásia, para criar novas áreas e plataformas de cooperação. Wang Yi acrescentou que os dois países devem continuar a fortalecer o intercâmbio cultural a fim de melhorar a opinião pública e a base social para as relações amistosas bilaterais.

Os dois países devem ainda utilizar a oportunidade da comemoração do 70º aniversário da vitória da Segunda Guerra Mundial com o fim de reforçar a coordenação e cooperação nos assuntos internacionais, e salvaguardar os interesses comuns de ambos os lados. 

(Editor:Renato Lu,editor)

Comentários