Paulo Arantes: “Se você tem uma massa revoltada, proletária e que vai te massacrar é porque você perdeu”


por Caio Castor
Filósofo Paulo Arantes, durante o encontro dos seminários da FFLCH-USP:
Vendo o vídeo do Caio eu me lembrei (eu era militante na época) das Marcha da Família com Deus em 64, que também foram bem numerosas e bem impressionantes.
Depois do golpe ainda houve uma outra marcha de confraternização. Então é a primeira vez que eu vejo isso vivo novamente em 50 anos.

Portanto eu vi a direita desfilando, mas era uma direita que não tem nada a ver com essa, eram senhoras de salto alto, padres, advogados, donas de casa bem vestidas, com algumas panelas, terço…
Aquilo não metia medo em ninguém, uma semana antes do golpe nós ficamos impressionados com o número de pessoas na rua, que dava de 10 a zero no comício da CUT do dia 13…
Mas era só, o resto não metia medo. Hoje vendo essas imagens que o Caio escolheu, aqui dá medo e a impressão é que a repetição é muito mais sinistra do que a farsa.
E assusta muito mais porque não existe o outro lado, não tem esquerda e nós estamos sozinhos esperando sermos linchados quando dermos a cara pra bater.
Estamos sozinhos e por outro lado tem uma energia social solta aí…
Bom, isso é uma tese clássica da esquerda européia dos anos 30, do marxismo europeu a respeito do fascismo que diz que: o fascismo é a expressão de uma derrota da esquerda, quando o fascismo surge nos anos 20 na Itália é quando a esquerda já perdeu a energia revolucionária.
O fascismo era a pulsão plebéia à todo vapor pra acabar com aquilo.
Tinha crise, tinha desemprego, tinha humilhação, tinha classe operária desorganizada, tinha guerra, tinha tudo.
A massa fascista era uma massa revoltada e por isso ela foi organizada.
Se você tem uma massa revoltada, proletária e que vai te massacrar é porque você perdeu.
É isso que vai acontecer conosco agora, não há dúvida…
A outra coisa que nos dá medo é o que nós perdemos.
Todos os “Renans” [entrevistado no vídeo acima] que estão aí é o que nós perdemos. A gente precisa saber o que faz isso.

Comentários