Cuba: Tudo pronto para eleições parciais


Imagen activa

Havana, 18 abr (Prensa Latina) As eleições parciais cubanos para eleger aos delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular se realizarão amanhã na ilha caribenha.
A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional, Alina Balseiro, explicou previamente ao pleito foi feita uma simulaçãoem 12 de abril a qual teve resultados positivos e em sentido geral melhor que os do processo precedente, uma vez que todo o programado se cumpriu.

Milhares de cubanos investidos como autoridades eleitorais se mobilizaram como se fosse já a jornada das eleições com o objetivo de revisar todo o previsto para que a votação do domingo seja um sucesso, disse Balseiro.



A prova dinâmica -pontuou- é uma prática integral e para seu desenvolvimento foram ativadas as 15 comissões eleitorais provinciais, as 168 municipais, e as mais de 150 especiais estabelecidas de acordo com a Lei Eleitoral.

O ensaio incluiu uma prática virtual da sexta e última parte da votação, o qual recolhe os resultados finais e a qualidade do voto.

Que fazer frente a uma repentina doença de uma autoridade eleitoral, como a substituir, verificar que não faltem materiais eleitorais para consultar qualquer dúvida, saber orientar aos cidadãos que perderam sua identificação, foram elementos repassados nesta prova, explicou Balseiro.

tgj/joe/cc

Comentários