Congresso terceirizado não vale nem um biscoito Mabel, diz Urariano

lustração: Andocides Bezerra
,

"A Lei Mabel vem de um congresso terceirizado. Que não representa a categoria do povo trabalhador, pois sofreu a terceirização das empresas. O que vale dizer, enfim: esse congresso não vale nem um biscoito. Nem uma rosquinha Mabel", disparou Urariano Mota, colunista da Rádio Vermelho, ao deixar claro seu descontentamento com a aprovação do PL 4330 pela Câmara dos Deputados presidida por Eduardo Cunha.

Da Rádio Vermelho 


Ao longo de sua coluna desta segunda semana de abril, o jornalista e escritor pernambucano afirmou "em resumo, teremos pelo projeto de lei, que podemos chamar PL Mabel, escolas sem professores, bancos sem bancários, hospitais sem funcionários, serviço público sem servidores, jornalismo sem jornalistas, e até mesmo funcionários sem função, substituídos pela carne nova terceirizada, que vem com sangue para a máquina do lucro mais cínico, que invadiu de vez a esfera pública. O que faz o sentido".

Informação enviesada

Urariano alerta "terceirizou geral", ao indicar o que significa o projeto de lei 4330/2004, votado pela Câmara do Deputados. Na oportunidade, ele também disparou contra a mídia burguesa que menos informa do que esclarece o quão traiçoeiro é essa proposta.

"Algumas notícias, em um cantinho de boxe, falam também que muitas vezes essas empresas terceirizadas têm capital social muito baixo, com poucos bens no nome da empresa ou dos sócios, e o trabalhador acaba enfrentando um longo périplo na Justiça para reaver seus direitos, dizem os representantes dos sindicatos. Mas já no cantinho dessa nota da imprensa passa-se ligeiro, feito gato nas brasas, pelo “capital social muito baixo” das contratadas. Não, amigos, as terceirizadas não têm capital muito baixo. Muitas vezes, elas têm capital nenhum. A empresa é a documentação contida em uma pasta, que o licitante carrega, ao lado de sorrisos e promessas nada republicanas. Isso quer dizer: o capital de contratadas é no máximo a capital, onde moram. O capital é a capital. Mais papéis, papéis e muita esperteza. Mas tudo dentro da lei. Documentos de certidões negativas, capitais declarados em registros de cartórios, objeto social do contrato que é só lábia, palavras e palavras", explica Urariano.


Do Portal Vermelho

Ouça íntegra da coluna na Rádio Vermelho

Comentários