Brasil elogia acordo sobre programa nuclear iraniano

Palácio do Itamaraty

Sputnik News

Itamaraty saudou os avanços nas negociações de um acordo sobre o programa nuclear iraniano.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil recebeu com satisfação o anúncio de que o Irã e os países do grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) definiram nesta quinta-feira, em Lausana, na Suíça, os parâmetros para um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O documento final  deverá ser concluído até 30 de junho próximo.
Por meio de nota, o Itamaraty acrescentou que o governo brasileiro tem consistentemente reiterado "que não há alternativa a uma solução negociada para a questão e que as presentes tratativas constituem oportunidade que deve ser plenamente aproveitada para se chegar a uma solução duradoura sobre a matéria".
De acordo com a nota, o Brasil saúda a disposição dos governos do Irã e dos países do P5+1, "bem como da diplomacia da União Europeia, para perseverar os esforços para alcançar um acordo satisfatório para todas as partes”.
Na tarde de hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, escreveu em sua conta no Twitter que foram encontradas soluções “em parâmetros-chave” nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. A informação também foi confirmada no Twitter pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, que avaliou as soluções como “boas notícias”. 
As mais recentes negociações sobre o tema começaram há cinco dias na Suíça.
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, classificaram como “histórico” o acordo sobre o programa nuclear do Irã, informou Agência Brasil.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150402/649054.html#ixzz3WD8Am0NW

Comentários