SP: incidência da dengue é maior nos bairros que mais sofrem com a falta de água

Distritos da zona norte, como Brasilândia, Jaraguá, Limão, Pirituba e Cachoeirinha, os mais afetados, são abastecidos pelo Sistema Cantareira; população recorre a baldes e caixas de água adicionais
por Cida de Oliveira - na RBS
SECRETARIA DE SAÚDE/PMSP
larva dengue.jpg
Larva de 'Aedes' em caixa d'água na zona norte da capital; com cortes da Sabesp, população recorre a estoques extras e aumenta o risco
São Paulo – Os moradores da zona norte da capital paulista, que já sofrem com os cortes de fornecimento de água pela Sabesp, que chegam a durar dias, são também os mais expostos aos riscos de contrair dengue. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados na tarde de hoje (12), a região responde por 45% dos 7.501 casos, dos quais 1.833 foram confirmados como autóctones – contraídos no município. São 976 os casos confirmados nessa região.

Os dados são da oitava semana epidemiológica de 2015, correspondente ao período entre os dias 4 de janeiro e 28 de fevereiro. O número de casos em toda a cidade é quase três vezes maior que o do mesmo período de 2014, quando a cidade teve 2.581 casos notificados e, desses, 613 autóctones confirmados.
O maior número de registros (264) é do distrito da Brasilândia, localidade onde residia a primeira vítima fatal da doença. No final de janeiro, uma senhora de 84 deu entrada no hospital Metropolitano, da rede privada, na região da Lapa, onde morreu. Exames comprovaram a dengue como causa. Outra duas mortes suspeitas estão sendo investigadas.
Na sequência, vêm os distritos do Jaraguá (191), Limão (104), Pirituba (102), Cachoeirinha (73) e Freguesia do Ó, também na zona norte (35).

Outras regiões

A segunda região com mais casos de dengue é a sul. Seus distritos registraram 326 casos. Os da sudoeste correspondem a 245; da leste, 184; oeste, 101, e o centro tem apenas um caso.
Os números são três vezes maiores do que em 2014, quando a capital registrou 28.990 casos autóctones (97,7% ocorreram no primeiro semestre), com 14 óbitos ao longo do ano. Em 2015, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, baseada no coeficiente de incidência das primeiras oito semanas e na taxa de positividade dos exames feitos no laboratório municipal, é que o número pode ser até três vezes maior.
Outro dado da Secretaria de Saúde que reforça a ligação entre a crise no abastecimento de água e o aumento nos casos de dengue é a pesquisa sobre criadouros do mosquito transmissor. Um levantamento específico, chamado Avaliação de Densidade Larvária (ADL) aponta um aumento de 212,7% no número de baldes e de 135,3% de reservatórios não ligados à rede, como caixas d’água.
"Os pratinhos de plantas ainda são focos importantes para a oclusão dos ovos e proliferação do mosquito, mas constatamos, em visitas à zona norte, muitas casas com caixas de água adicionais", disse o secretário-adjunto de Saúde, Paulo Puccini, que destacou a necessidade de intensificar a orientação a essa população que já sofre sem água.
RBAdengue caixa de agua.jpg
Abastecida pela Cantareira, população da zona norte reforça armazenamento de água
Os dados, que comparam os períodos entre outubro de 2014 e fevereiro deste ano, são compatíveis com o aumento da densidade larvária ou o volume de larvas encontradas, que saltou da taxa de 0,24 para 1,01 domicílios com larvas dentro de cem pesquisados.
Por esse motivo, a prefeitura reforçou o trabalho dos 2.500 agentes de zoonoses em toda a cidade, com ações de visitas porta a porta, grupos de orientação e ações de combate nos locais de grande concentração de pessoas, como nebulização para combate aos mosquitos (fumacê) e recolhimento de bagulhos, entre outras.
De acordo com Puccini, como o Aedes circula livre, os municípios ficam suscetíveis apesar das ações. Por isso, o combate e prevenção depende também de ações no âmbito metropolitano, o que caberia à Secretaria Estadual de Saúde.

Comentários