Marcha nazista causa preocupação na Letônia

Polícia da Letônia

No Sputnik News

Solvita Aboltina, chefe do Comitê Nacional de Segurança da Letônia, pediu medidas para evitar "provocações" durante marcha de ex-colaboradores nazistas.

A líder do Comitê Nacional de Segurança da Letônia, Solvita Aboltina, pediu melhorias nas medidas de segurança para evitar "provocações" durante uma polêmica marcha de ex-colaboradores do nazismo marcada para o dia 16 de março, em Riga.

"Há uma guerra no país vizinho (Ucrânia), jornalistas sendo assassinados em Paris e alguns incidentes na Dinamarca. É importante evitar quaisquer situações de conflito", disse Aboltina, que é chefe do comitê no parlamento da Letônia.

Aboltina enfatizou que a atual presidência da Letônia na União Europeia é um "alvo ainda mais interessante para provocações" e pediu o fortalecimento da segurança no evento.

A parada anual de veteranos da Legião Letã comemora a data em que o regimento foi enviado pela Alemanha nazista contra o exército soviético no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1943. Há anos, a marcha vem recebendo críticas de grupos antifascistas.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150312/421259.html#ixzz3UEdOWu5F

Comentários