A sinistra milícia dos “Gladiadores do Altar”, a nova invenção da Igreja Universal

Treino dos "Gladiadores do Altar" no Ceará
Treino dos “Gladiadores do Altar” no Ceará: acho que você já viu isso antes
 Tudo o que é ruim sempre pode piorar.
Você achava que a ascensão de Eduardo Cunha e da bancada evangélica era um passo rumo à Idade Média.
Você não pensou que seria possível que uma estultice como o projeto que cria Dia do Orgulho Hetero fosse ser desenterrada.
Você não achou que voltasse à pauta o Estatuto da Família, que define a célula familiar como composta apenas de homem e mulher.

Faltava um exército para os fundamentalistas.
Não falta mais, aparentemente.
A Igreja Universal criou uma milícia estranhíssima chamada “Gladiadores do Altar”.
Segundo o site da IURD, a iniciativa “visa formar jovens disciplinados e altamente preparados para enfrentar os desafios diários de ganhar almas e fazer discípulos”.
Os “rapazes”, diz o texto, “estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas”. A única exigência é “é ser batizado nas águas e ter desejo e disposição de servir a Deus e estar preparado para o que vier pela frente”.
Não se sabe de quem foi a ideia, mas o autor merece o Oscar da falta de noção.
Em vídeos divulgados pela instituição, dezenas de jovens uniformizados aparecem marchando triunfais e repetindo as palavras de ordem de um pastor paramentado como rabino.
Ao final, o líder pergunta aos homens o que eles querem.
“O altar, o altar, o altar”, respondem, o braço direito estendido apontando para o dito cujo em cima do palco. O altar, no neopaganismo barato da Universal, tomou o lugar de Jesus.
Não é preciso ser muito esperto para enxergar uma semelhança sinistra com, na melhor das hipóteses, a sudação dos policiais do Bope e, na pior, o “Sig, Heil” nazista. O pessoal do Estado Islâmico ficaria orgulhoso, provavelmente.
O que estes cidadãos pretendem fazer para ganhar almas vestidos de Guarda Revolucionária é um mistério. A apresentação é cheia daqueles momentos em que o patético passa a dar um certo calafrio.
Antonio Gramsci chamou os fascistas italianos que surgiam de “gente ridícula, do tipo que faz as notícias, mas não faz a história”. Deu no que deu.
Sangue de Cristo tem poder.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Comentários