Venezuela: Governo destina mais de $ 3 bilhões para moradias

Cerca de 3,45 bilhões de dólares estão hoje disponíveis para a Grande Missão Moradia Venezuela: o presidente Nicolás Maduro aprovou esses novos recursos para a construção de 400 mil moradias dignas neste ano.


Reprodução
  
Além disso, nesta terça-feira (10), o presidente anunciou que em 2016 começará a construção de cerca de 300 mil lares.

"Este é um esforço tremendo, exige milhares de trabalhadores engenheiros, arquitetos, mestres de obras; além dos recursos", destacou em seu programa de televisão Em contato com Maduro.

Segundo o vice-presidente de Socialismo Territorial, Elías Jaua, para edificar os apartamentos em 2015, a Venezuela usará seis milhões de toneladas de concreto, 1,3 milhão de toneladas de ferro armado e três milhões de galões de tinta.



"Além disso, 2,4 milhões de portas, 3 milhões de janelas e 136 milhões de metros de cabo, entre outros materiais", acrescentou.

"Em breve, o executivo realizará reuniões com os produtores para conhecer os requisitos necessários destinados a impulsionar a fabricação desses materiais", informou o vice-presidente.

"Entre as prioridades destaca-se agora o fortalecimento dos canais de comercialização comunais e do sistema de distribuição de materiais da construção através da Construpatria, que se encontra em processo de reestruturação", precisou.

"Não podemos permitir que esses mecanismos se prestem para o contrabando e a especulação", ressaltou.

Jaua afirmou que cerca de 700 mil pessoas terão um posto de trabalho seguro com estas atividades, ainda que em matéria de empregos indiretos e rendimentos o impacto positivo poderia chegar a um milhão de venezuelanos.

Também foram aprovados novos recursos para a Grande Missão Bairro Novo, Bairro Tricolor focada na transformação integral das localidades populares.

Com as novas comunidades favorecidas, mais de dois milhões de famílias venezuelanas receberão benefícios: reformar e embelezar os espaços públicos, elevar a qualidade de vida e resgatar áreas verdes, entre outros.


Fonte: Prensa Latina

Comentários