Obama propõe imposto de 14% em ganhos internacionais de empresas

WASHINGTON (Reuters) - O pacote fiscal do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para 2016 inclui uma taxa de 14 por cento sobre aproximadamente 2 trilhões de dólares de capital internacional acumulados por empresas norte-americanas em outros países e que não são alvos de impostos, segundo um oficial da Casa Branca.
Os recursos do imposto serão usados para financiar projetos de infraestrutura. O dinheiro também seria usado para preencher um rombo previsto no fundo de estradas.
"Essa taxa de transição significa que as empresas terão que pagar imposto americano neste momento nos 2 trilhões de dólares que já possuem em outros países ao invés de adiar o pagamento de taxas americanas indefinidamente", disse a autoridade.
"Ao invés de uma repatriação voluntária, a qual o presidente se opõe e que causaria muitos prejuízos de receita, a taxa de transição proposta pelo presidente é um imposto único e mandatório em capitais internacionais, independente do dinheiro ser ou não repatriado".
No futuro, o orçamento propõe que as empresas norte-americanas paguem uma taxa de 19 por cento em todos os seus ganhos internacionais no momento em que eles acontecem, enquanto uma taxa de crédito seria emitida para impostos estrangeiros já pagos, disse o oficial.

Comentários