Ministro Joaquim Levy oferece confiança a empresários sobre economia


São Paulo, 23 fev (Prensa Latina) 

O ministro de Fazenda do Brasil, Joaquim Levy, descartou hoje problemas graves na economia nacional que impeçam sua recuperação e crescimento em curto prazo.
Em uma conferência oferecida a investidores nesta cidade, Levy ressaltou que a implementação de uma política de economia e de ajustes fiscais permitirá ao país avançar para um novo ciclo de expansão do Produto Interno Bruto (PIB).


A disciplina fiscal é a chave para recuperar a confiança de investidores e para abrir o caminho da recuperação econômica, sublinhou.

O titular ratificou que existem as condições para impulsionar essa reengenharia da economia sem grande dificuldade e enfatizou que as medidas de ajuste fiscal buscam transformar o déficit primário de 0,34% do PIB, alcançado no passado ano, em um superávit primário de 1,2% em 2015 e de 2% em 2016 e 2017.

Por isso, advogou por adotar decisões rápidas, tendo em vista criar e consolidar um novo ambiente e estabelecer as bases para um novo ciclo de crescimento, baseado no capital humano e na capacidade de poupar.

Levy defendeu em tal sentido uma maior integração com as redes produtivas globais, bem como destacou a importância de aumentar as exportações para fortalecer a indústria.

Apesar da desaceleração econômica, os desfavoráveis prognósticos de crescimento do PIB, a inflação em alta e a forte depreciação do real (moeda nacional) frente ao dólar estadunidense, o ministro disse que o setor privado aposta pelo país.

Pronunciou-se em tal sentido por oferecer facilidades e apoio às empresas privadas para que tenham uma maior participação no crescimento do PIB e assinalou que as taxas de interesse apresentam uma longa curva decadente, ainda que com alguns saltos.

Esse declive permitirá atingir benefícios aos empresários que investem no território e novos projetos passarão a ser viáveis, e com isso se criará o motor de crescimento, afirmou.

rc/lgo/bj

Comentários