Lavrov considera reunião do “quarteto de Normandia” muito útil

Ministros das Relações Exteriores do quarteto de Normandia

No Ministério das Relações Exteriores da França acabou a reunião dos chanceleres da Rússia, Alemanha, França e Ucrânia.
Sputnik News

Esta reunião dos ministros é a primeira desde a assinatura dos Acordos de Minsk sobre a resolução da crise na Ucrânia pelos líderes do “quarteto de Normandia” (Hollande, Merkel, Putin e Poroshenko) em 12 de fevereiro.
"A reunião foi muito útil", declarou Lavrov após as negociações. O diplomata russo prometeu que, após o chanceler francês Laurent Fabius, irá comentar em detalhe o progresso feito na discussão da crise na Ucrânia.
O ministro Lavrov declarou que os chanceleres do “quarteto da Normandia”, formado por Rússia, Alemanha, França e Ucrânia, que se reuniram nesta terça-feira, 24, defenderam a necessidade de retirar os armamentos da linha de contato na região de Donbass, no leste ucraniano, independente do estabelecimento de um cessar-fogo absoluto.

Ao falar com os jornalistas após a realização do encontro, Lavrov disse que os “seus colegas, sobretudo os franceses e alemães, manifestaram a opinião de que o mais importante é não esperar até que não haja um único tiro, mas começar a retirar o armamento pesado”.
Segundo o ministro, os participantes da reunião ministerial foram a favor de uma implementação mais eficiente do cessar-fogo. Lavrov observou que a situação atual em Donbass, no leste da Ucrânia, é muito melhor, apesar de "algumas violações esporádicas".
De acordo com o diplomata, o "quarteto de Normandia" chama o grupo de contato tripartido na Ucrânia (que inclui as partes no conflito mais a OSCE e a Rússia), sem demora estabelecer grupos de trabalho para fazer progresso em uma série de questões. Esta iniciativa foi apoiada por Sergei Lavrov. Ele ressaltou que a Rússia irá promover a iniciativa de capacitar e assegurar a missão de observação da OSCE na Ucrânia.


Leia mais: http://br.sputniknews.com//mundo/20150224/251190.html#ixzz3SgpEVwLq

Comentários