Grécia: Syriza garante bloquear Tratado Transatlântico

O vice-ministro da Reforma Administrativa, Giorgos Katrougalos, assegurou que “um Parlamento no qual o Syriza tem a maioria nunca ratificará” o acordo de comércio UE-EUA. “E esse será um presente não apenas para o povo grego, mas para todos os europeus”, avançou.


Em declarações ao EurActiv Greece, Katrougkalos destacou a sua preocupação face à criação de um mecanismo de resolução de litígios entre os investidores e o Estado, que torna irrelevantes as leis nacionais, subjugando-as aos interesses dos investidores privados.
A “prática antidemocrática” que prevaleceu desde o início das negociações foi alvo da crítica do vice-ministro da Reforma Administrativa, que garantiu que “um Parlamento no qual o Syriza tem a maioria nunca ratificará” o acordo de comércio UE-EUA.

“E esse será um presente não apenas para o povo grego, mas para todos os europeus”, avançou.
Numa entrevista publicada em dezembro de 2014, o atual ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, deixou claro que “o problema com o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) é que não se trata de livre comércio mas sim da entrega excessiva de direitos de propriedade sobre normas ambientais e propriedade intelectual às empresas multinacionais”, o mesmo se passando “no que toca à segurança”.
Os Gregos Independentes também já tinham assinalado, num comunicado datado do início de novembro de 2014, a sua oposição ao TTIP, mencionando que, ainda que o acordo visasse alegadamente impulsionar a economia real, na verdade, os seus principais impulsionadores são “banqueiros e lobbies internacionais".
"Simplificando, o capital especulativo terá ainda mais liberdade para se movimentar [...] num único mercado enorme, com oitocentos milhões de pessoas", adiantou a porta-voz do partido Marina Chrysoveloni.

Comentários